pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.11.18
|
Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) publica 2 artigos internacionais
Fonte: Procel Info - 09.11.2018
Santa Catarina - O Centro de Desenvolvimento Sustentável/Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens), da Unisul, teve mais duas publicações internacionais no Journal of Cleaner Production, no segundo semestre de 2018. Todos estes trabalhos foram resultados das pesquisas no âmbito do projeto "Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica; complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil", que reúne as universidades de Cambridge, do Reino Unido, e a Unisul, e que conta com o fomento das Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK).

O primeiro destes artigos científicos publicados foi: "Uma abordagem integrada do nexo água-energia-alimento na produção de gado de corte: uma simulação do modelo proposto para o Brasil", de autoria de Ruy de Castro Sobrosa Neto, Issa Ibrahim Berchin, Mica Magtoto, Stephanie Berchin, Wlamir Gonçalves Xavier e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

Neste artigo, os pesquisadores da Unisul destacam que as mudanças ambientais e econômicas globais estão pressionando os recursos naturais, com demandas crescentes por água, energia e alimentos (WEF). Essas mudanças, alinhadas com a consequente mudança dos comportamentos individuais, por meio do aumento do consumo de carne e da preferência por padrões de sustentabilidade de produção, demandam novas tecnologias e técnicas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi propor um modelo de produção de gado de corte, baseado em uma abordagem integrativa sustentável para os nexos entre água-energia e alimentos, abordando a economia de água através da coleta de água da chuva, produção de alimentos e geração de energia limpa e renovável (células solares e biodigestores). Além disso, o gado recebe conforto térmico e bem-estar. O modelo proposto foi testado em um ambiente de produção de gado de corte e os benefícios dessa abordagem integrativa sustentável foram analisados. Os resultados sugerem que os módulos padrão propostos representam uma opção estratégica para os produtores de gado. O uso das células solares fotovoltaicas melhora o bem-estar e a qualidade da produção de gado, gerando energia limpa e renovável e proporcionando economia de água.

A Segunda pesquisa, intitulada "A adoção de estratégias para cidades sustentáveis: um estudo comparativo entre a legislação de Seattle e Florianópolis para eficiência energética e hídrica em edificações", teve como autores João Marcelo Pereira Ribeiro, Stephane Louise Boca Santa, Brisa Oliveira Ávila, Mica Magtoto, Ana Valquíria Jonck, George Matthew Gabriel, José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.

Neste trabalho pode-se ler: Cidades em desenvolvimento sofrem de superpopulação, com efeitos diretos sobre a sustentabilidade ambiental. As cidades de Seattle e Florianópolis foram usadas para esta pesquisa, para analisar quais programas de eficiência de água e energia nos edifícios de Seattle podem ser aplicados em cidades em desenvolvimento como Florianópolis. A pesquisa resultou em um índice de sustentabilidade de 100% para Seattle e 35% para Florianópolis. Além disso, foram identificados uma série de programas que são realizados em Seattle, que podem servir de modelo para Florianópolis, como a conservação de energia e água, e equipamentos eficientes de irrigação. Esta pesquisa contribuiu, em aspectos teóricos, com a literatura sobre a sustentabilidade de cidades e edifícios. Em aspectos práticos, a pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento de cidades, para mitigar os impactos causados, assim como a economia financeira e ambiental, visando o crescimento das cidades de forma economicamente viável e ambientalmente sustentável.

O Journal of Cleaner Production é uma revista internacional, transdisciplinar, voltada para a pesquisa e a prática da Produção Mais Limpa, Ambiental e Sustentável. Através dos artigos publicados, pretende-se ajudar as sociedades a se tornarem mais sustentáveis. ‘Produção Mais Limpa’ é um conceito que visa prevenir a produção de resíduos, enquanto aumenta a eficiência nos usos de energia, água, recursos e capital humano. O mesmo serve como uma plataforma para abordar e discutir a produção limpa, teórica e prática, abrangendo questões ambientais e de sustentabilidade em empresas, governos, instituições de ensino, regiões e sociedades.

A respeito destas publicações, o professor Baltazar afirma que se tratam de pesquisas sobre a promoção do desenvolvimento sustentável, promovidas pelo Greens, que reforçam o programa de Educação Ambiental da Unisul, internacionalizam a pesquisa, envolvem pesquisadores da Graduação e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Ciências do Ambiente (PPGCA). “Assumimos o nosso papel como pesquisadores de uma Universidade Comunitária e Internacional, onde a Pesquisa dialoga com o Ensino, a Extensão e a Gestão, contribuindo para a promoção do desenvolvimento local e regional, não perdendo jamais de vista os objetivos de Desenvolvimento Sustentável, expressos na agenda 2030 das Nações Unidas”.

O Greens reúne cerca de 30 pesquisadores, do Brasil, Canadá, Índia, Itália, Reino Unido e Estados Unidos da América e as suas linhas de pesquisa são: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas no desenvolvimento sustentável, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Ambientais, Empoderamento das Meninas e das Mulheres e Sustentabilidade.

* Com informações da Unisul
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas