pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

14.09.20
|
Sebrae Minas e Cemig SIM vão orientar pequenos negócios a reduzirem gastos com energia
Fonte: Procel Info - 14.09.2020
Minas Gerais - Neste período de instabilidade econômica, o desafio é fazer mais gastando menos, e o uso consciente de energia pode ser uma das soluções para pequenos negócios. Pensando nisso, o Sebrae Minas e a Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig, criaram a Trilha Digital Eficiência Energética, uma série de conteúdos exclusivos para padarias, indústrias, minimercados, açougues e meios de hospedagem que queiram reduzir a conta de luz e ainda preservar o meio ambiente.

Para ter acesso à Trilha Digital, os interessados devem se cadastrar gratuitamente no site do Sebrae Minas. Os empresários e empreendedores receberão automaticamente dois e-mails com informações, orientações e infográficos sobre eficiência energética nas empresas e energia solar fotovoltaica.

“Queremos conscientizar os donos de pequenos negócios, principalmente, daqueles segmentos que mais consomem energia, sobre boas práticas em eficiência energética e ainda alternativas de sistemas de geração de energia própria, como é o caso da fotovoltaica”, explica a analista do Sebrae Minas Nathália Milagres.

Com eficiência energética a empresa pode manter sua atividade utilizando menor quantidade de energia, sem que a qualidade seja comprometida. “Um exemplo disso, é trocar o equipamento de ar-condicionado antigo por um mais moderno e eficiente. Essa medida vai reduzir o consumo de energia sem causar o desconforto dos clientes que estão dentro da loja”, afirma Nathália.

Dessa maneira, quanto maior a eficiência - eliminando desperdícios, perdas e agregando valor aos processos, produtos e serviços -, maiores serão os lucros da empresa. "Temos nossos clientes no centro das decisões e trabalhamos para proporcionar soluções inovadoras e inteligentes para o uso eficiente dos recursos energéticos. É possível reduzir o custo da energia por meio da adesão, sem investimentos, a uma das nossas comunidades solares ou, caso o cliente queira investir e economizar ainda mais, podemos instalar a usina na própria empresa dele”, justifica o diretor-presidente da Cemig SIM, Danilo Gusmão Araújo.

Vale lembrar que a maior parte da energia elétrica gerada do Brasil vem de fontes renováveis como água (hidrelétricas), vento (eólicas), biomassa e sol (solar), destacando-se como alternativas mais sustentáveis e mais baratas.

“Tenho certeza de que reduzir custos operacionais será de grande ajuda para que os empreendedores possam se reerguer rapidamente nesse momento, além da associação da sua marca a práticas ecologicamente corretas", destaca Gusmão.

*Com informações da Agência Sebrae de Notícias
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas