pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

15.01.20
|
Costa Smeralda completa primeiro mês marcado pela sustentabilidade
Fonte: Mercado & Eventos - 15.01.2020
São Paulo - O Costa Smeralda, inaugurado no dia 21 de dezembro de 2019, assumiu diversas responsabilidades sustentáveis, como é o caso da redução significativa de emissões, do sistema inteligente de eficiência energética, da produção de toda a água necessária diretamente do mar e da coleta de 100% dos resíduos.

É a primeira embarcação da armadora a ser abastecida, tanto no mar quanto no porto, com Gás Natural Liquefeito (GNL), considerado o combustível fóssil mais limpo do mundo. A intenção é que a Costa registre uma redução de 40% nas emissões de CO2 em sua frota só neste ano, 10 anos antes do objetivo estabelecido pela Organização Marítima Internacional. A empresa já anunciou que terá cinco novos navios alimentados por GNL até 2023.

O Costa Smeralda foi reconhecido pelo Organismo Internacional de Certificação (Rina) através do Green Plus, a mais alta certificação voluntária adicional relacionada ao impacto ambiental de um navio. Além disso, apesar de ainda não estar disponível nos portos, o navio também foi projetado para receber energia em terra durante as escalas nos portos.

A embarcação também conta com um sistema inteligente de energia, começando pela forma do casco que, graças ao seu design em formato de arco levemente inclinado, otimiza a velocidade de cruzeiro do navio, economizando combustível durante a navegação. Além disso, os motores, bombas e ventiladores têm a frequência e a velocidade controladas, garantindo que apenas a energia realmente necessária seja aplicada, evitando desperdícios.

Ainda falando de energia, os elevadores contam com um sistema de “consumo zero”, o que os torna capazes de recuperar e devolver ao sistema elétrico a energia usada para operá-los. Nos quartos e nas áreas públicas, o Costa Smeralda utiliza apenas a tecnologia led de baixo consumo. O calor produzido pelos motores, incluindo o do sistema de refrigeração da água, é transportado através de um sistema de distribuição central.

Além disso, o Smeralda possui tecnologias que produzem água potável a bordo a partir da água salgada do mar, sistemas de economia de água em ambientes como as lavanderias e as cozinhas e iniciativas que garantem que 100% dos resíduos a bordo sejam devidamente separados e posteriormente enviados para a reciclagem.

Seguindo nesta mesma linha, o navio passará a reduzir ainda mais o uso de plástico em diversos setores, desde os itens descartáveis de higiene pessoal até os recipientes e dispensadores de alimentos que passarão a ser de vidro. Outras medidas para a redução do uso de plástico passam por soluções alternativas para aventais de plástico, sacolas das lojas e do spa, balões e serpentinas das festas, etiquetas de plástico usadas para descarregar a bagagem e até mesmo para a embalagem dos chinelos de cortesia.

Já para os alimentos, através do projeto 4GOODFOOD, a Costa estabeleceu uma meta para reduzir em 50% o desperdício de alimentos em seus navios até 2020. Aproximadamente 18 meses desde que foi implementado em toda a frota, o 4GOODFOOD já reduziu o desperdício de alimentos em mais de 35%, economizando cerca de 631 toneladas de CO2, e obteve a contribuição dos hóspedes, cuja conscientização foi aumentada pelo Taste Don’t Waste, campanha anti-desperdício. Além disso, há também a nova experiência gastronômica do Lab Restaurante, que permite que os hóspedes cozinhem sob orientação dos chefs profissionais.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas