pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

28.09.19
|
Licitação é lançada para implantar iluminação em LED na BR-363, em Fernando de Noronha
Fonte: G1 - 27.09.2019
Ana Clara Marinho/TV Globo
Pernambuco - O edital da licitação para implantar iluminação em LED nas vias públicas de Fernando de Noronha foi publicado na edição da quinta-feira (26) do Diário Oficial do Estado. O valor total máximo estimado para a contratação desse serviço é R$ 3.129.856,73, sendo todo o recurso oriundo do governo local.

A Administração da Ilha pretende instalar 370 lâmpadas LED, que são consideradas mais eficientes e econômicas, ao longo da BR-363. A rodovia tem sete quilômetros e meio de extensão e corta Noronha de ponta a ponta.

“São lâmpadas mais vantajosas, inclusive com possibilidade de gestão remota. São luminárias inteligentes, que se adequam à luminosidade do ambiente. Nós teremos um ganho de iluminação e eficiência energética”, afirma o diretor de Infraestrutura da Administração de Noronha, Artur Gusmão.

Ainda segundo Gusmão, as novas lâmpadas têm potencial diferenciado e luminosidade direcionada. A licitação também prevê a troca de 271 postes ao logo da rodovia, além da instalação dos suportes, luminárias, equipamentos, cabeamentos elétricos, aterramento e ponto de entrega de energia (medição).

Os locais que estão com iluminação precária terão um reforço. “Vamos melhorar alguns pontos que não estavam devidamente iluminados. Teremos um incremento de iluminação nos locais escuros”, diz Gusmão.

A abertura dos envelopes, com as propostas das empresas, acontece no dia 28 de outubro. Após a conclusão do processo, o vencedor da concorrência tem o prazo de 180 dias consecutivos, a partir da data fixada na ordem de serviço, para executar a implantação.

A Administração da Ilha é responsável pela iluminação pública desde 2016. Neste ano, o governo local fez um convênio com a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), que passou a fazer a manutenção da iluminação nas vias públicas da ilha.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas