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20.05.20
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Sorocaba adota energia solar em terminal de passageiros
Fonte: Portal Solar 19.05.2020
Sorocaba - O terminal do Sistema BRT, instalado na Avenida Antonio Silva Saladino, no bairro Vitória Régia, em Sorocaba (SP), conta com o uso de energia limpa por meio de placas solares para o abastecimento do sistema operacional em sua totalidade. Todo o fornecimento de energia será destinado para as unidades administrativas/operacionais e instalações e estruturas fixas, como os terminais de embarque e desembarque, estações e pontos de parada.

Todo o sistema terá uma potência de 1.480,7 quilowatt-pico (kwp) e, quando concluído, terá capacidade de geração de 1.982 megawatts-hora (Mwh) no primeiro ano e uma redução anual de 160 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Além dessa fonte renovável, o terminal utiliza água da chuva para a limpeza de áreas internas e para regar as plantas dos jardins. O reservatório de armazenamento da água de reúso do Terminal Vitória Régia tem capacidade de 34 mil litros.

A água coletada poderá ser utilizada sem passar por tratamentos específicos, pois se destina ao uso em situações conhecidas como “limpeza bruta”, ou seja, que não necessitam de processos de purificação.

A Rede Integrada de Transporte (RIT) é um sistema de transporte público baseado em ônibus construído a partir do conceito de Bus Rapid Transit (BRT), criado na capital paranaense na década de 1970. A RIT conta com 81 quilômetros de corredores de ônibus, geralmente operados por carros biarticulados, que conectam os terminais integrados nas várias regiões da cidade e transportam cerca de 2 milhões de passageiros diariamente. O sistema é operado pela Urbanização de Curitiba S/A e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba.

Além da interligação por ônibus expressos, os terminais são providos de ônibus alimentadores, que compõem a ramificação secundária deste sistema e atendem aos passageiros dos bairros próximos aos terminais. Adicionalmente, uma outra categoria de ônibus expressos (os chamados ligeirinhos) provê rápido intercâmbio de passageiros entre um terminal e outro, com trajetos diferentes e poucas paradas intermediárias.

A primeira linha de BRT começou a operar em 1974 e o sistema foi projetado para que não apenas transportasse pessoas, mas conduzisse o crescimento urbano. No entanto, o sucesso da rede e o crescimento populacional aumentaram a demanda, o que fez com que a RIT começasse a apresentar sinais de saturação nos últimos anos.

O sistema de transporte público curitibano inspirou diversas cidades no Brasil e em outros países a adotarem estratégias semelhantes. Nacionalmente, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília começaram a implantar canaletas exclusivas para ônibus. Em 1998, Enrique Peñalosa, o então prefeito de Bogotá, capital da Colômbia, decidiu criar um sistema BRT em sua cidade depois que visitou Curitiba.

Já o TransMilenio, o sistema de ônibus rápidos de Bogotá, conta com veículos rápidos que circulam por vias totalmente exclusivas e transporta 1,7 milhão de pessoas todos os dias. Além disso, a RIT curitibana também serviu como inspiração para mais de 80 países ao redor do mundo.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
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