pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

15.08.19
|
RGE investe na modernização da iluminação pública de Estrela
Fonte: Procel Info - 15.08.2019
Rio Grande do Sul – A RGE, por meio do Programa de Eficiência Energética vai investir R$ 334 mil no município de Estrela, no Rio Grande do Sul. A iniciativa consiste na substituição de 150 lâmpadas de vapor de sódio por modelos de tecnologia LED, mais econômicos. Ao todo, três pontos no centro do município serão beneficiados; as ruas Coronel Müssnich, Júlio de Castilhos e Avenida Rio Branco. As lâmpadas LED têm uma vida útil de até 25 mil horas, enquanto que as comuns duram, em média, 15 mil horas.

Somadas, as três áreas beneficiadas representarão uma economia de R$ 63 mil ao ano nas contas de energia da Prefeitura Municipal. Isso se deve à redução de 83,44 MWh/ano de consumo de energia elétrica e de 15,88 kW de demanda no horário de ponta. O objetivo da RGE é permitir que esses locais tenham uma tarifa de energia menor e, ao mesmo tempo, um consumo mais eficiente.

Segundo a Coordenadora de Projetos de Eficiência Energética Leticia Dotta Rech, a modernização da iluminação pública, além de gerar uma economia à prefeitura, também aumenta a segurança para a população e proporciona mais confiabilidade ao sistema de Estrela. “O Programa de Eficiência Energética está fazendo um investimento que trará mais qualidade de vida a todos os moradores por meio do consumo eficiente”, afirma Leticia. A previsão é que o trabalho da RGE inicie neste mês de agosto.

Além da iluminação pública, a RGE também executa, de maneira contínua, a substituição de lâmpadas em residências de clientes enquadrados na Tarifa Social ou que residam em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público. A substituição gradativa das lâmpadas menos eficientes por LED é um hábito importante para as famílias. Se a cada mês uma lâmpada for trocada, em pouco tempo a iluminação da casa ou mesmo do comércio estará mais eficiente e, ainda, com redução na tarifa.

O custo da doação e instalação das lâmpadas e equipamentos é por conta do Programa de Eficiência Energética da RGE. A concessionária também é responsável por o todo o recolhimento das lâmpadas antigas e faz o descarte adequado.

*Com informações da RGE
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas