pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

19.11.19
|
RGE instala usina solar em hospital de Lajeado
Fonte: Procel Info - 19.11.2019
Rio Grande do Sul - O cenário energético do Hospital Bruno Born, de Lajeado, foi completamente transformado a partir de ações realizadas pela RGE dentro do Programa de Eficiência Energética. O projeto inclui a instalação de uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica que passará a gerar energia para o hospital, a troca de todo o sistema de iluminação interna da instituição e a substituição de um motor. O investimento da RGE na instituição foi de R$ 287 mil, incluindo todas as frentes de trabalho.

Essas ações foram concluídas no último mês e já podem ser percebidas por quem frequenta o Hospital Bruno Born. Já na entrada do hospital é possível visualizar as novas lâmpadas de LED que foram instaladas pela RGE e que modernizaram a iluminação interna de todos os setores. Ao todo, 2.277 lâmpadas menos eficientes foram substituídas pela tecnologia LED.

Já a usina de geração de energia a partir da luz do sol é formada por 20 painéis, instalados no telhado do hospital. O sistema tem capacidade instalada de 6,6 kWp (quilo-watt pico) e ficará sob análise da RGE por um ano a fim de avaliar de forma eficaz os resultados obtidos e proceder com eventuais ajustes. A RGE também trocou um motor do hidrante antigo por uma nova unidade, mais eficiente e econômica.

O conjunto das ações proporcionará uma redução de 132,64 MWh ao ano no consumo de energia e a redução de 26,36 kW na demanda de ponta. A entrada em operação do novo empreendimento também evitará a emissão de 118,5 toneladas de CO2 na atmosfera.

Segundo a engenheira eletricista e analista de Eficiência Energética da RGE, Letícia Dotta Rech, a estimativa da RGE é que a usina, somada ao novo sistema de iluminação interna do hospital, gere uma economia média de R$ 70 mil reais ao ano na conta de luz do hospital. “As lâmpadas de LED, além de serem até 80% mais econômicas que as antigas, têm vida útil de cerca de 25 mil horas. Somada à instalação da usina fotovoltaica e à troca do motor, estamos transformando completamente o cenário energético do hospital”, destaca Letícia.

A Consultora de Negócios da RGE no Vale do Taquari, Katiele Walendorff dos Santos, destaca a importância do Hospital Bruno Born para toda a região e reafirma o compromisso da distribuidora em auxiliar instituições públicas com ações na área de eficiência energética. “A RGE tem satisfação em poder concretizar este projeto no Hospital Bruno Born. As ações beneficiam todos os usuários da instituição e também os funcionários. A instituição passa a ter um ganho significativo na iluminação interna e na conta de luz, que terá valor reduzido podendo destinar esse valor para outras necessidades internas”, comenta Katiele.

O Hospital Bruno Born é referência para pelo menos 38 municípios do Vale do Taquari. A instituição, que é filantrópica, atende casos de média e alta complexidade, sendo referência nas especialidades de cardiologia, neurologia, oncologia e nefrologia. Os projetos executados neste ano na instituição são resultado da Chamada Pública de Projetos do ano passado da RGE.

*Com informações da RGE
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas