pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

16.03.20
|
Pandemia de coronavírus pode reduzir investimentos em energia limpa
Fonte: Época Negócios - 13.03.2020
França – O surto do novo coronavírus pode levar a uma queda nas emissões globais de carbono este ano, mas a pandemia declara pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta semana representa uma ameaça às ações de combate às mudanças climáticas no longo prazo, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

De acordo com a organização, as consequências econômicas do Covid-19 podem afetar a demanda mundial por petróleo neste ano, limitando a emissão de gases estufa. O problema é que os impactos da pandemia de coronavírus sobre o clima não param por aí.

O diretor executivo da AIE, Fatih Birol, alertou, no entanto, que o surto pode significar uma desaceleração da transição para a energia limpa no mundo. “Não há nada a comemorar em um provável declínio nas emissões impulsionado pela crise econômica”, afirmou Birol ao The Guardian. “Na ausência de políticas e medidas estruturais corretas, esse declínio não será sustentável.”

O vírus tem provocado medo quanto a uma possível recessão econômica global, levando a uma das maiores quedas nos preços do petróleo nos últimos 30 anos. A Arábia Saudita tem elevado sua produção, dando o primeiro passo para uma guerra de preços com a Rússia, que espera debilitar os produtores americanos.

O próximo ano também pode marcar a primeira queda no crescimento da capacidade instalada de energia solar no mundo desde os anos 80, de acordo com um relatório da Bloomberg. “Não podemos permitir que a crise de hoje comprometa a transição para a energia limpa”, diz Fatih Birol.

O diretor da agência de energia enfatizou que os governos precisam apostar em medidas de eficiência energética, que representariam um investimento lucrativo no longo prazo. “Um pacote de estímulo bem projetado pode trazer benefícios para a transição para a energia limpa”, completa.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas