pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.09.19
|
Uso de energia elétrica no setor químico recua 11% desde 2006
Fonte: DCI Online - 12.09.2019
São Paulo - Levantamento da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) mostra que consumo de energia elétrica do setor teve redução de 11% no período entre 2006 e 2018. Práticas de eficiência energética e queda na atividade produtiva são as causas.

“Houve uma melhoria da eficiência, mas o cenário econômico e o recuo na produção tiveram um impacto relevante”, declarou a assessora de economia e estatística da Abiquim, Paula Tanaka, na terça-feira (11) durante seminário realizado no Polo Petroquímico da região do Grande ABC paulista.

De acordo com os indicadores ambientais, o patamar de consumo passou de 416 quilowatts-hora (kWh) em 2006 para 369 kWh por tonelada de produto no ano passado. Porém, o indicador mostrou crescimento desde 2016.

A entidade enumerou como principais fatores de impacto no contexto macro o desaquecimento da economia, a falta de competitividade, especialmente em insumos básicos, energia e custos logísticos e o baixo nível de utilização da capacidade instalada.

O cenário também reduziu a geração de resíduos do setor.O levantamento realizado pelo Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) também mostrou queda no consumo de energia das indústrias locais. Em 2016, foi registrado 44 kWh/tonelada de produto. Já em 2018, o valor caiu para 29,3 kWh/tonelada de produto.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas