pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.03.20
|
FURG lança campanha para uso consciente de energia elétrica e recursos naturais
Fonte: Procel Info - 12.03.2020
Rio Grande do Sul – A FURG (Universidade Federal do Rio Grande) iniciou nesta segunda-feira, 9, uma campanha de eficiência energética com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a utilização racional de energia elétrica e recursos naturais, a campanha promoverá ações que atendem aos princípios e objetivos da Política Ambiental e do Plano de Logística Sustentável da universidade.

A Política Ambiental da FURG tem a sustentabilidade como um de seus princípios, visando ao equilíbrio dos processos ecológicos. Para auxiliar nestas questões, a universidade conta com um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e uma Secretaria Integrada de Gestão Ambiental (Siga).

Além das ações previstas nas deliberações, em 2018, a FURG aderiu à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) do Ministério do Meio Ambiente, reforçando seu compromisso com os ecossistemas costeiros e oceânicos.

Assim, a campanha de eficiência energética na universidade tem a preocupação de “promover essa consciência nos recursos humanos que formamos, ou seja, nos estudantes que passam aqui, para que eles tenham essa visão do uso racional de recursos”, afirma Cleber Palma, secretário de Gestão Ambiental da FURG.

Ações em desenvolvimento

Todas as ações relacionadas com a campanha de eficiência energética levam em consideração o uso consciente dos recursos. Assim, as unidades acadêmicas e administrativas receberão materiais informativos, como adesivos e placas, que auxiliam na conscientização da comunidade universitária.

Neste momento inicial, a campanha é voltada para:

- aproveitar o máximo a iluminação natural;

- promover o conforto térmico mantendo o ar-condicionado no mínimo em 22°C;

- manter as portas fechadas quando o ambiente estiver climatizado;

- manter as luzes apagadas quando o ambiente estiver vazio;

- manter as luzes dos corredores apagadas no período diurno;

- manter os equipamentos eletrônicos desligados quando não estiverem em uso.

O uso de energia na FURG

“Quando trabalhamos a eficiência vinculada à sustentabilidade, existe uma preocupação ambiental por trás. Nossa preocupação é manter as atividades da FURG e reduzir o consumo de energia, para que possamos ter redução de custo”, explica Palma.

Ainda de acordo com o secretário de Gestão Ambiental, a FURG é avaliada pelo Ministério do Meio Ambiente através de valores de referência, que levam em consideração a área física da universidade, o número de prédios, de funcionários e de alunos. Dentro desses valores, o resultado atende a estimativa de gastos per capita. “Não somos uma instituição que utiliza energia elétrica além do estimado. Pela referência mundial, o sistema apresenta regularidade”, pontua Cleber.

Com a meta de reduzir 10% deste consumo, a FURG contratou o Grupo de Energia do Brasil (Gebras), que realizou um estudo e montou uma plataforma em que disponibiliza dados sobre o uso da energia elétrica na universidade. O site pode ser acessado neste link.

*Com informações da Universidade Federal do Rio Grande
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas