pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

06.08.20
|
Distribuidoras da Neoenergia abrem inscrições para o Prêmio Educação com Energia
Fonte: Procel Info - 06.08.2020
São Paulo – A Neoenergia abriu inscrições para o Prêmio Educação com Energia, que vai distribuir cinco vales presentes de R$ 5 mil entre estudantes que apresentarem soluções inovadoras para a conscientização sobre eficiência energética. Podem participar do desafio adolescentes de 13 a 15 anos que estejam cursando os anos finais do ensino fundamental nas áreas de concessão da Coelba (Bahia) e da Elektro (São Paulo).

O cadastro pode ser feito até o dia 30 de setembro, pelo site educacaocomenergia.com.br, para as três categorias: estudante de escola pública, estudante de escola particular e filho de colaborador da Neoenergia. Para as duas primeiras, a inscrição está disponível ainda pelo aplicativo Educação com Energia Neoenergia, que tem navegação com 3G gratuita para alunos de instituições públicas e pode ser encontrado na Google Play Store.

Os estudantes devem participar de cinco desafios sobre tipos de geração de energia, como calcular o consumo em residências e dicas de como economizar energia. No fim, têm a missão de desenvolver uma solução criativa para uma situação de desperdício de energia elétrica na sua casa, bairro, escola ou no país. As ideias podem ser apresentadas em diversos formatos, entre eles, campanha digital, música, vídeo, jogo e desenho. Um professor pode ser escolhido como mentor.

Os vencedores serão divulgados no dia 9 de outubro, pelo site. Três vales presentes de R$ 5 mil serão entregues às melhores propostas de estudantes de escolas públicas e os outros dois para os vencedores das demais categorias.

O prêmio faz parte do projeto Educação com Energia, que está sendo desenvolvido como piloto na Coelba (BA) e na Elektro (SP/MS) e deverá ser expandido para as outras concessionárias do grupo – Celpe (PE) e Cosern (RN). A iniciativa faz parte do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “As ações têm o objetivo de difundir o conceito de eficiência energética, conscientizando os estudantes e professores sobre desenvolvimento sustentável, energias renováveis e consumo eficiente de energia, visando promover mudanças positivas nos hábitos”, afirma a gerente de eficiência energética da Neoenergia, Ana Mascarenhas.

Formação de professores

O projeto ainda oferece formação e mentoria gratuitas para apoiar coordenadores pedagógicos e professores na implantação do tema de Matéria e Energia para alunos de Ciências do 8º e 9º anos, previsto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que norteia os currículos das redes de ensino no país. De acordo com a diretriz nacional, os alunos precisam aprender sobre fontes e tipos de energia, transformação de energia, cálculo de consumo de energia elétrica, circuitos elétricos e consumo consciente. Após o curso a distância, os professores podem inscrever projetos e concorrer a computadores. As inscrições podem estão disponíveis no site educacaocomenergia.com. As secretarias de educação estadual da Bahia e São Paulo são parceiras no projeto e ainda algumas prefeituras municipais como Araras (SP), Itabuna (BA), Feira de Santana (BA), Registro ( SP ), Votorantim ( SP ), Vitoria da Conquista ( BA ), entre outras.

*Com informações da Neoenergia
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas