pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.06.19
|
Museu do Futuro de Dubai une tecnologia e sustentabilidade
Fonte: Revista Planeta - 10.06.2019
Dubai Future Foundation
Emirados Árabes Unidos - Uma enorme estrutura de aço inoxidável com formas arredondadas e decorado com escritos em árabe roubam a atenção de quem passa pela maior avenida de Dubai, Sheikh Zayed Road, nos Emirados Árabes. Vencedor de prêmios arquitetônicos, o prédio abriga o Museu do Futuro e está previsto para abrir suas portas no próximo ano, como peça central da Expo 2020, que será realizada na cidade.

Assim como por seu exterior, o museu quer impressionar também internamente, por meio da arquitetura, das exposições e pelas questões de sustentabilidade envolvidas. Com certificação LEED, funcionará com energia solar e fornecerá estações de carga para carros elétricos. Até mesmo os restaurantes do local trarão informações sobre a produção da comida servida.

Métodos pioneiros usados ​​na construção pretendem estabelecer precedentes para futuros projetos sustentáveis, segundo afirmou à CNN Shaun Killa, diretor do estúdio de arquitetura Killa Design. Para ele, as exigências técnicas do museu fizeram desse “o mais ambicioso” projeto em que ele trabalhou.

A empresa usou ferramentas sofisticadas de modelagem para planejar a estrutura única e curva, composta por milhares de triângulos de aço interligados. Impressoras 3D produziram os painéis de aço e fibra de vidro que formam a fachada, que é lisa e sem costuras, bem como ambientalmente consciente – um desafio para a criatividade dos arquitetos.

Como maneira de fugir das exposições “lacradas por trás dos vidros”, três dos sete andares deste museu oferecerão experiências imersivas, de acordo com o diretor executivo Lath Carlson, que antes gerenciava o museu Living Computers em Seattle (EUA).

“Queremos olhar para questões como: como as pessoas podem viver numa órbita espacial próxima da Terra; como poderíamos responder ao colapso do ecossistema, e, então, aproximar isso do indivíduo, como podemos nos concentrar no bem-estar e na saúde emocional no futuro?”, disse à CNN.

O museu é uma iniciativa da Dubai Future Foundation, liderada pelo governante de Dubai, o xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, e tem como objetivo servir de base para a exploração dos maiores desafios e tecnologias que moldarão o futuro, das mudanças climáticas aos avanços médicos.

O museu tem importância estratégica para o turismo da cidade, que não oferece muitas atrações culturais até o momento, mas tem como objetivo de se tornar um “centro global de indústrias criativas … e uma capital do turismo cultural”.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas