pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

28.08.19
|
Congresso Mundial de Arquitetos deve atrair mais de 20 mil pessoas para o Rio
Fonte: G1 - 27.08.2019
Rio de Janeiro – A cidade do Rio de Janeiro vai receber no próximo ano o Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO), que está previsto para acontecer entre os dias 9 e 23 de julho. Os detalhes do evento foram anunciados na manhã desta terça-feira (27) em um evento na Zona Sul do Rio que contou com a participação do governador Wilson Witzel, que destacou que o evento pode trazer mais visitantes para a capital e para o interior.

"Temos a meta de chegar a 2020 recebendo 5 milhões de turistas. Como vamos conseguir? Vamos fazer a divulgação do Rio de Janeiro, abrindo escritórios internacionais", explicou o governador, afirmando que os primeiros serão em Orlando e Miami.

A expectativa é de que o evento atraia mais de 20 mil pessoas para a cidade. O congresso é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e terá a solenidade de abertura no Maracanãzinho. Os principais eventos vão se concentrar na Zona Portuária e em locais de arquitetura marcante da cidade, como o Palácio Gustavo Capanema e o Museu de Arte Moderna.

Capital da arquitetura

O Rio é a primeira cidade do mundo a receber o título de Capital Mundial da Arquitetura da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e União Internacional dos Arquitetos.

O Rio venceu concorrentes de peso para sediar o evento: derrotou Paris e Melbourne.

Por isso, a partir de março, uma série grupos de trabalhos vai discutir o papel da arquitetura para melhorar a vida dos cidadãos. Temas como sustentabilidade, eficiência energética, saneamento e infraestrutura pública serão discutidos.

Outros eventos da cidade vão lembrar a realização do evento, como o Réveillon em Copacabana e o carnaval.

De acordo com o curador do Museu do Amanhã, Luiz Alberto de Oliveira, a Arquitetura serve para moldar o mundo que nós e as próximas gerações vão viver. E que o trabalho dos arquitetos pode ajudar a construir cidades cada vez mais modernas, verdes e capazes de serem cosmopolitas. "O mundo vai caber em Vila Isabel", disse ele, usando como referência o bairro do Rio onde nasceu.

Sérgio Magalhães, presidente do conselho executivo do evento, destacou que a arquitetura é produtora de progresso. Ele destacou que o espaço será de trocar experiências profissionais, mas também um espaço para discutir cidadania e como oferecer cidadania para todos.

"Temos que fazer uma discussão ampla e democrática sobre o Rio", destacou Magalhães.

O evento também tem como missão destacar a obra de arquitetos brasileiros de renome internacional e que estão presentes em diversos pontos do Rio, como Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx.

Fórum

Antes do evento, o Rio vai sediar o Fórum Mundial das Cidades, reunindo os prefeitos das cidades que foram sede dos 26 congressos anteriores, o prefeito do Rio e da próxima cidade-sede do evento, Copenhague.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas