pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

27.01.20
|
Universidade Federal do Paraná inaugura a maior usina solar do Brasil construída em estacionamento
Fonte: Época Negócios - 24.01.2020

Paraná - A Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, inaugurou neste mês a maior usina solar fotovoltaica construída em estacionamento (carport) do Brasil. A expectativa é que ela permita uma economia de até R$ 1,5 milhão por ano em energia elétrica, o que representa 50% do consumo atual do Campus Politécnico e é suficiente para abastecer 722 residências.

Erguida em três meses, a instalação funciona como um estacionamento para carros onde o telhado é substituído por painéis solares que geram eletricidade.

O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com participação da Universidade Federal do Paraná. A iniciativa busca promover projetos que fazem uso eficiente de energia elétrica. A usina contou com um investimento de R$ 5 milhões para ser construída.

Ela foi desenvolvida pela empresa Alexandria, que trabalha com projetos de usinas de energia solar. Alexandre Brandão, CEO da empresa, conta que a instalação de 10 mil metros quadrados foi construída em 90 dias, considerado um recorde para esse tipo de empreendimento. “Por ser a maior usina em carport do Brasil, o projeto envolveu uma série de complexidades”, afirma Brandão. “Havia o desafio de construir uma cobertura de estrutura consistente para manter a segurança dos carros e ao mesmo tempo gerar energia”, diz.

Alexandre explica que usinas solares fotovoltaicas em modelo carport levam, em média, oito meses para serem construídas. Por conta de um atraso na licitação, a nova usina da UFPR teve de ser desenvolvida em apenas 90 dias, sob o risco de ter a verba devolvida à Aneel.

Segundo ele, a ideia é permitir que alunos e professores da universidade também utilizem a instalação para o desenvolvimento de estudos e pesquisas. “Eles poderão controlar a usina em laboratório e realizar análises sobre toda a energia gerada”, diz o CEO.

Técnica carport

O complexo solar da UFPR tem capacidade para gerar 1.299,715 MWh por ano, o que corresponde ao consumo médio de 722 residências. Além disso, a nova usina foi projetada para evitar a emissão de 96 toneladas de CO² na atmosfera, o equivalente à preservação de 4.372 árvores, de acordo com a empresa. Quase 3 mil módulos de placas solares cobrem 375 vagas no estacionamento.

"Basicamente, a inteligência deste tipo de construção está no uso de um sistema 'dois por um'. Ou seja, fazemos o uso de um estacionamento coberto, mas, em vez de telhas, usamos os próprios módulos como cobertura. É quase como unir o útil ao agradável", afirma Brandão. "Trata-se de uma tendência que permite otimizar tempo e recursos para a geração eficiente de energia."

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas