pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

29.01.20
|
Unicamp terá ônibus circular elétrico
Fonte: Correio Popular - 29.01.2020
São Paulo – A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) publicou ontem edital para contratar a empresa que irá operar uma linha circular interna com ônibus elétrico, produzido pela chinesa BYD.

O pregão eletrônico e a abertura das propostas serão em 10 de fevereiro. A inclusão de ônibus elétrico no sistema de transporte da universidade é parte do projeto Campus Sustentável, em parceria com a CPFL Energia, iniciado em 2018, com investimento no âmbito dos programas de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia (Aneel).

O projeto, segundo os parceiros, visa melhorar a infraestrutura do campus e, por meio do estudo e desenvolvimento de novas tecnologias, aprimorar o ensino e pesquisa, e transformar a universidade no maior laboratório vivo da América Latina.

O programa já instalou uma usina solar fotovoltaica com capacidade de geração de energia de 534 quilowatts-pico (kWp). Também foram trocados 41 condicionadores de ar obsoletos por outros mais modernos e eficientes, além de serem substituídas 3 mil lâmpadas tradicionais pelas de tecnologia LED.

Na primeira fase, com investimentos de R$ 3,2 milhões, além do ganho energético, essas melhorias no sistema de energia da universidade evitarão a emissão de cerca de 100 toneladas de CO2 na atmosfera. Esse valor é o equivalente ao plantio de cerca de 600 novas árvores.

A circulação de um ônibus elétrico é parte da segunda fase do projeto. Ele fará trajetos dentro do campus e servirá como caso de estudo em inovação, mobilidade e uso de veículo movido à eletricidade. Os serviços de transporte serão executados de segunda a sexta-feira, com exceção de feriados e dias de ponto facultativo, nos horários das 06h30 às 23h30, com intervalos entre as viagens de, pelo menos, cinco minutos.

O edital prevê que os serviços serão executados aos finais de semana e em feriados, até três vezes por ano, em datas a serem definidas pela Unicamp e informadas com antecedência mínima de cinco dias.

O ônibus, adquirido pela CPFL Energia, foi produzido pela BYD de Campinas. É um modelo D9W, de característica urbana, carroceria piso baixo, com três portas e sistema de acessibilidade, com espaço reservado para uma cadeira de rodas.

A empresa que vencer o pregão (vence quem oferecer o menor preço mensal) irá operar também o sistema de recarga do ônibus e ficará responsável pela limpeza diária do veículo.

A Unicamp é uma das universidades mais sustentáveis do Brasil. No ano passado, se classificou em 4º lugar no ranking nacional, do GreenMetric World University Ranking. No ranking mundial, a classificação foi em 80º lugar, entre 780 universidades. A classificação é feita a partir de indicadores de sustentabilidade, em seis categorias: paisagem e infraestrutura; energia e mudança climática; resíduos; água; transporte; ensino e pesquisa.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas