pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

14.03.19
|
Frigorífico reduz consumo de energia com modernização do sistema de refrigeração
Fonte: Procel Info - 14.03.2019

São Paulo – Localizado em Capivari, no interior de São Paulo, o frigorífico Frigodeliss ampliou seu complexo com o objetivo de triplicar a capacidade de abate e os processos dos cortes suínos, além de iniciar a fabricação de embutidos e cortes temperados. Para atender à nova demanda, foi necessário expandir as câmaras de resfriamento e estocagem de congelados, os túneis de congelamento e a climatização dos ambientes de processo.

Visando suprir as necessidades de produção e tornar a planta energeticamente mais eficiente, a solução foi desativar o antigo sistema com fluido refrigerante sintético à base de CFC (clorofluorcarbono) e construir um novo sistema de refrigeração com fluido natural, a amônia.

“Com o uso da amônia, esperamos obter um consumo de energia até 30% menor em relação a outros refrigerantes, mesmo triplicando a capacidade de abate e processo”, destaca Fábio Bressiani, diretor administrativo da Frigodeliss.

O projeto foi desenvolvido pela Engefril, empresa especializada em soluções para a refrigeração industrial, em parceria com a Danfoss, que forneceu das válvulas e controles para a nova instalação. O engenheiro da Engefril, Luiz Crêspo, explica que “além da eficiência energética, decidimos por um projeto que garanta à Frigodeliss a flexibilidade na operação, maior segurança e facilidade de manutenção”.

Com isso, a Frigodeliss ganhou uma sala de máquinas otimizada, com flexibilidade em compressores parafusos prontos para atender dois regimes e instalação, onde os serviços de manutenção são feitos de forma mais segura, rápida, com menor quantidade de incondensáveis entrando no sistema e menor quantidade de refrigerante descartado na ocasião do serviço.


     * Com informações da Danfoss


  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas