pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.09.20
|
EnGuia quer ser calculadora para eficiência do consumidor moderno
Fonte: Canal Energia - 18.09.2020
Rio de Janeiro – Com origens na Casa do Futuro, em que o objetivo é a consultoria em performance de edificações, a startup de monitoramento de consumo de energia EnGuia nasceu da vontade de ter uma atuação mais próxima dos pequenos imóveis. Para esse público, não compensaria a contratação de um diagnóstico de eficiência energética. De acordo com Rosana Correia, CEO e fundadora da EnGuia, o pensamento era o da possibilidade de fazer de forma eletrônica, usando algoritmos e inteligência artificial dentro de um site ou aplicativo. Desde então, a solução tecnológica foi se aprimorando para atender outros tipos de imóveis.

“De lá para cá, a gente tem aprimorado essa máquina de cálculo, essa calculadora em eficiência energética. A ideia é que o público leigo consiga me informar o que preciso saber para, que através de poucas perguntas, consiga fazer um diagnóstico e um prognóstico energético”, avisa a CEO da startup. Um rápido questionário traduz o perfil de consumo do cliente. Além do diagnóstico, a EnGuia tem ainda a preocupação ambiental, com contabilização de emissões. A startup começou a sair do papel em 2016, quando participou do Startup Rio, que é o programa de aceleração das secretarias de Ciência e Tecnologia do estado.

O tema da eficiência energética vem ganhando força nos últimos anos, mas ele ainda está mais disseminado nos consumidores industriais, segundo Rosana. Para ela, o restante dos consumidores ainda não tem conhecimento sobre os benefícios de uma boa gestão energética. “A nossa missão é dar poder ao consumidor final para que ele consiga tomar as decisões mais inteligentes no que se trata de consumo de energia”, avisa.

A startup tem como clientes empresas de comercialização, de serviços de energia e distribuidoras. Rosane Correia vê a EnGuia hoje como uma ferramenta de captura de dados e informações estratégicas de mercado para gerar previsibilidade e estudar cenários. Ela também aposta que a abertura de mercado vai fazer da EnGuia um diferencial, já que o consumidor vai querer fazer negócio com quem o ajuda a economizar. “Somos uma ferramenta de relacionamento entre as empresas do setor que quiserem sair na frente no mercado, quando puder optar de quem ele compra energia”, observa.

A experiência de 15 anos que a equipe tem, adquirida desde a Casa do Futuro, é considerada como um diferencial para o êxito da startup, que é finalista do Shell LiveWIRE Top Ten Innovators, premiação global que reconhece empreendimentos inovadores.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas