pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.12.19
|
AquaRio vira referência em energia limpa com projeto da Faro Energy
Fonte: Terra - 20.12.2019
Rio de Janeiro – Um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro e referência quando o assunto é vida marinha se transformou também em sinônimo de sustentabilidade e eficiência energética há mais de 2 anos, quando pouco se falava de solar no Brasil, demonstrando o pioneirismo das empresas envolvidas: de um lado o AquaRio, investida do Grupo Cataratas, e do outro a Faro Energy, empresa inglesa focada em projetos de energia renovável no Brasil. O AquaRio, maior aquário marinho da América Latina, conseguiu produzir aproximadamente 25% da sua energia através do sistema fotovoltaico da Faro Energy, instalado no seu telhado.

O projeto foi entregue em maio de 2017. Ao longo dos dois primeiros anos de operação, o sistema já gerou 1.745 MWh, e o AquaRio conseguiu uma redução média de 23% no seu gasto de energia, evitando assim a emissão de 389 toneladas de gás carbônico por ano na atmosfera, equivalente ao plantio de 2706 árvores.

No total, foram utilizados 2.200 módulos fotovoltaicos, cobrindo uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados (o equivalente a cinco piscinas olímpicas), e o sistema consegue produzir 73,6 mil kWh (quilowatt-hora) todos os meses. O acordo compreende um período de 25 anos, com um contrato de locação a longo prazo entre as empresas. A Faro Energy, especializada no investimento em projetos de geração e energia solar distribuída, e a responsável pela operação e manutenção do sistema fotovoltaico.

O AquaRio é considerado o maior aquário marinho da América Latina. Com uma área construída de 26 mil m² e cinco andares, o local abriga cerca de 8 mil animais de 350 espécies diferentes, distribuídos em 4,5 milhões de litros de água salgada. Desde sua inauguração, no fim de 2016, mais de 2 milhões de pessoas já visitaram suas atrações.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas