pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

16.12.19
|
RGE instalará usina solar em colégio de Estrela
Fonte: Procel Info - 16.12.2019
Rio Grande do Sul - O Colégio Martin Luther, de Estrela, terá seu cenário energético completamente transformado, a partir do próximo ano, por ações que serão realizadas pela RGE dentro do Programa de Eficiência Energética. A distribuidora instalará uma Usina de Energia Solar Fotovoltaica que passará a gerar energia elétrica para instituição, e trocará o sistema de iluminação interna do colégio. O projeto foi um dos selecionados na Chamada Pública de 2019 e terá um investimento estimado em R$ 688 mil.

Já a usina de geração de energia a partir da luz do sol será formada por 270 painéis, instalados no telhado do colégio. O sistema terá capacidade instalada de 90,45 kWp (quilo-watt pico). O sistema ficará sob análise da RGE por um ano a fim de avaliar de forma eficaz os resultados obtidos e proceder com eventuais ajustes. O conjunto das ações proporcionará uma redução de 165 MWh ao ano no consumo de energia e a redução 14 kW de demanda na ponta.

As lâmpadas de LED são uma opção mais em conta para a iluminação, já que consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa se comparada com as lâmpadas convencionais. No colégio, serão instaladas 996 lâmpadas com esta tecnologia.

Segundo a analista de Eficiência Energética da RGE, Letícia Dotta Rech, a estimativa da RGE é que a usina, somada ao novo sistema de iluminação interna, gere uma economia média de R$ 120 mil ao ano na conta de luz do Colégio Martin Luther. “Esta ação tem o objetivo de tornar o cenário energético no colégio mais moderno, demandando menos energia e gerando uma economia significativa para a instituição. As lâmpadas de LED, além de serem até 80% mais econômicas que as antigas, têm vida útil de cerca de 25 mil horas. Somada à instalação da usina fotovoltaica, estamos dando a oportunidade para que a verba economizada seja investida em outras prioridades”, destaca Letícia.

A Consultora de Negócios da RGE, Katiele Walendorff dos Santos, destaca a importância de ações de Eficiência Energética para a comunidade. “A RGE tem satisfação em poder concretizar projetos como este. Estas ações beneficiam diretamente não só a instituição, com a economia, mas todos os alunos e profissionais que frequentam o Colégio Martin Luther, que ganham qualidade no sistema de iluminação. E, indiretamente, toda a comunidade sai ganhando com uma instituição de ensino de qualidade”, comenta Katiele.

* Com informações da RGE
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas