pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

06.05.20
|
Claro avança no uso de energia solar no país
Fonte: Portal Solar - 04.05.2020
Maranhão - A empresa de telecomunicações Claro, representada pelas marcas Claro, Embratel e NET, acaba de inaugurar mais uma usina de geração solar, dentro do seu programa A Energia da Claro, que tem por objetivo usar fontes renováveis e ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil. Além disso, tem como meta cobrir 80% do que a empresa utiliza em suas operações no país, mais de 600 mil MWh/ano. Com esta usina, a empresa já acumula 35 empreendimentos no setor.

Com capacidade de produção estimada de 10,5 mil MWh por ano, o empreendimento está instalado na cidade de Timon, no Maranhão, é a maior planta solar do Estado na modalidade de geração distribuída.

No momento, consegue produzir 5,1 MW, o suficiente para abastecer 4,5 mil lares brasileiros. Ao todo, o complexo de energia solar da Claro ocupa uma área de cerca de 17,6 hectares, com 15.692 módulos fotovoltaicos de 325 Wp cada um.

O projeto prevê a geração de energia limpa para as concessionárias de eletricidade e engloba ainda ações de mobilidade elétrica e de eficiência energética, possibilitando a redução no consumo de energia e a diminuição de impactos ambientais.

Além da solar, a empresa já recebe energia de diversas outras fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica, biogás e cogeração qualificada, por meio do maior projeto de geração distribuída e o primeiro entre organizações de telecomunicações no país. Além disso, no projeto são previstas ações como a de mobilidade elétrica (incentivo do uso de carros e bicicletas elétricas) e de eficiência energética.

A companhia mantém o projeto A Energia da Claro em 12 estados (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná e São Paulo. E tem instalações em fase final de implantação em outros quatro, além de projetos em construção nas demais unidades federativas.

O Programa A Energia da Claro foi lançado em dezembro de 2017 e prevê o uso de energia limpa, por meio de Geração Distribuída, e a adoção de ações de proteção ao meio ambiente em todas as suas operações e instalações no Brasil. O programa representa uma redução de mais de 100 mil toneladas métricas de CO2 ao ano, o equivalente à retirada de quase 420 mil carros de circulação. É o maior projeto de Geração Distribuída do País entre empresas privadas e o primeiro entre empresas de Telecomunicações.

“A energia elétrica é um dos insumos mais importantes em uma operação de telecomunicação e, por este motivo, o programa A Energia da Claro é uma das nossas grandes apostas”, diz João Pedro Neves, diretor de Suporte Financeiro ao Negócio da Claro Brasil.

O programa também vai reduzir a emissão de poluentes e garantir sua eficiência energética. A empresa adotou sistemas de automatização em suas instalações e substituiu a iluminação de seus prédios e lojas pela tecnologia LED – já superando 90 mil lâmpadas, que reduzirão em 52% a carga instalada de iluminação.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas