pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

17.09.20
|
Celesc ganha prêmio internacional por projeto de eficiência energética desenvolvido e coordenado por engenheiro imbitubense
Fonte: Portal A Hora - 16.09.2020
Santa Catarina – Com um projeto coordenado e desenvolvido pelo engenheiro imbitubense Arthur Rangel Laureano, a Celesc receberá prêmio da Association of Energy Engineers (AEE), que reconhece os trabalhos desenvolvidos por profissionais e empresas na área de Eficiência Energética em todo o mundo. A premiação ocorrerá na Cerimônia Virtual do AEE International Awards, que será realizada no dia 14 de outubro.

A empresa de capital misto controlada pelo Governo do Estado conquistou o título na categoria Projeto Inovador de Energia do Ano 2020, com o Programa “Bônus Motor”. A iniciativa promoveu a substituição de motores elétricos antigos e/ou recondicionados por novos, mais modernos e eficientes, utilizando um sistema de bônus financeiro, variável em função da potência do motor antigo e do rendimento do novo motor.

O Programa promoveu a substituição de mais de 1,7 mil motores no parque fabril catarinense, gerando uma economia de energia total de 18,64 GWh por ano, o que corresponde ao consumo de aproximadamente 7,5 mil moradias no mesmo período. Em motores, foram vendidos R$ 14,87 milhões, dos quais R$ 5,02 milhões pagos pela Celesc. Os clientes participantes tiveram um bônus médio de 33,78% na troca dos seus equipamentos.

Engenheiro Arthur Rangel apresentou o projeto, ano passado, no evento internacional

Coordenador do Projeto Bônus Motor da Celesc, o engenheiro imbitubense Arthur Rangel Laureano explica que a iniciativa foi uma maneira simples de reduzir drasticamente o investimento necessário para comprar um motor de alta eficiência que proporciona economia de energia substancial, permitindo que seus participantes consumam menos eletricidade e aumentem sua competitividade.

"Durante o ciclo de vida de um motor, os custos com a aquisição e manutenção do mesmo correspondem apenas a 5% das suas despesas totais. São somente a ponta deste iceberg. Já os custos com consumo de energia elétrica são aquela parte maior do iceberg, submersa, que não enxergamos, correspondendo a 95% destas despesas. Ao incentivar a troca dos motores antigos por novos e mais eficientes, a Celesc atua tanto na parte visível, com o desconto na compra, quanto na submersa, com a economia no consumo de energia que os novos motores proporcionaram", analisa Laureano.

Para o gerente da Divisão de P&D e Eficiência Energética da Celesc, Thiago Jeremias, esse prêmio é muito importante, mostra que os catarinenses são interessados em investir em economia de energia e sustentabilidade. “Há 20 anos a Celesc criou uma área específica dentro da empresa voltada para Eficiência Energética, esse é um dos frutos colhidos pelos longos anos de trabalho”, comemora.

Sobre a Association of Energy Engineers (AEE)

A Association of Energy Engineers é uma sociedade profissional sem fins com mais de 18 mil membros em mais de 100 países. A missão da AEE é promover os interesses científicos e educacionais das pessoas envolvidas na indústria de energia e promover ações para o desenvolvimento sustentável.

"O foco deste programa em sistemas de força motriz, responsável por praticamente 30% do consumo de energia elétrica no Brasil, a utilização de um sistema on-line, acessível via internet, e a percepção do bônus já no momento da compra, fizeram com que a AEE reconhecesse a característica inovadora do projeto, premiando este como o projeto inovador de energia do ano", finaliza o engenheiro imbitubense.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas