pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.11.18
|
Neoenergia inicia processo de conexão de baterias à rede de Fernando de Noronha
Fonte: Procel Info - 09.11.2018
Pernambuco - Com a finalidade de ampliar os investimentos em energia renováveis no arquipélago de Fernando de Noronha, o Grupo Neoenergia​, por meio da Celpe, promoverá mais uma etapa do projeto de armazenamento inteligente de energia. No próximo sábado (10), a empresa inicia o processo de conexão das baterias ao sistema elétrico. Para isso, o fornecimento de energia na ilha será suspenso temporariamente, das 7h às 12h.

A concessionária aproveita o desligamento programado para realizar manutenções preventivas, preparando a rede de distribuição para a alta estação e o réveillon 2019.

As ações de manutenção serão executadas ao longo de diversos pontos da ilha e na Usina Tubarão. Já a interligação das baterias aos sistema deve potencializar a geração fotovoltaica em operação em Fernando de Noronha. O arquipélago conta com as Usinas Solares Noronha I e II, construídas pelo Grupo Neoenergia.

Estruturado a partir do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Neoenergia, e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema em implantação é composto por dois módulos com tecnologia de armazenamento com baterias de íons de lítio. Com 280 kW de potência, cada módulo permitirá que os moradores da ilha possam utilizar uma energia de fonte renovável por mais horas no dia. Durante os horários de geração solar, as duas usinas fotovoltaicas em funcionamento em Noronha estarão abastecendo os imóveis e a energia não consumida recarregando as baterias. Após o pôr do sol, o novo sistema poderá ser acionado, suprindo a ilha com a energia renovável.

O primeiro de dois módulos de baterias chegou à ilha no início do mês passado. O segundo deve embarcar para Fernando de Noronha nas próximas semanas. A expectativa é que a construção e implementação entrem em fase de testes até o final deste ano.

* Com informações do Grupo Neoenergia
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas