pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

02.01.20
|
Bureau Veritas traz a nova ISO 50001 para gestão e eficiência energética das empresas
Fonte: Jornal de Brasília - 27.12.2019
São Paulo – Atuante no desenvolvimento sustentável voltado para a indústria, o Grupo Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), passa a oferecer a atualização da ISO 50001. A norma estabelece meios para melhorar o desempenho energético com o consumo racional de todas as fontes de energia, como carvão, vapor e combustível, além de promover a redução das emissões de gases de efeito estufa relacionadas ao uso de energia, combatendo, consequentemente, o desperdício de recursos naturais.

“Há casos de empresas certificadas que conseguiram alcançar um desempenho de energia 30% superior, além das melhorias associadas a gestão e redução de custos”, explica José Cunha, diretor de certificações do Bureau Veritas no Brasil. “Após conhecer as estruturas de gestão que a norma exige, algumas organizações descobriram que tinham cerca de 50% mais equipamentos do que o necessário para produção, o que gerava o dobro do custo anual além do maior consumo de energia. Os dados mostram como é essencial a compreensão do consumo de energia e demais implicações da nova ISO”, destaca Cunha.

Os segmentos de indústria, serviços, instalações hospitalares, instalações de atendimento ao público, centros comerciais e concessionárias de energia são alguns que devem estar atentos às mudanças da norma.

Estima-se que a ISO 50001 impacte 60% do consumo total da energia mundial. Em 2018, foram 18 mil certificados expedidos mundialmente, enquanto no Brasil apenas 62. Por isso, o Bureau Veritas atua na capilaridade do setor de certificações para promover essa norma e alavancar esses números. Além de certificações dedicadas, o grupo também possui treinamentos para que as companhias acompanhem e gerenciem seus custos operacionais.

O relatório ISO Survey 2018 aponta que a Alemanha é o país com mais emissões de certificações globalmente, com 5.822 empresas certificadas, seguido da China com 2.476 e Itália com 1.141. O estudo revela ainda que os segmentos que mais possuem certificados são: metalúrgicas e siderúrgicas, borracha e plástico, alimentos e a indústria química.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas