pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

04.06.20
|
Tangará da Serra (MT) terá mais duas escolas abastecidas por energia solar
Fonte: Portal Solar - 03.06.2020
Mato Grosso - Mais duas escolas de Tangará da Serra, em Mato Grosso, serão abastecidas por energia solar. A Câmara Municipal de Tangará da Serra aprovou por unanimidade, no final de maio, o projeto de Lei nº 039/2020, de autoria do Executivo Municipal, que viabiliza a contratação de empresa especializada para o fornecimento e instalação de sistemas de minigeração de energia solar fotovoltaica ON-GRID nas duas escolas municipais. Orçada em R$ 960 mil, a usina terá de produzir uma média total anual de no mínimo 172.000 kWh/mês, para atender o Centro Municipal de Ensino Antenor Soares e Centro Municipal de Ensino José Nodari.

Segundo o Executivo Municipal, o objetivo da contratação é reduzir os custos significativos com energia elétrica fornecida pela concessionária devido ao grande número de unidades consumidoras que esta secretaria possui em seu orçamento. “Com o objetivo de reduzir os custos com o consumo de energia elétrica, a secretaria buscou, por meio de geração de energia fotovoltaica, contribuir com o meio ambiente e gerar energia limpa”, justificou o chefe do Executivo, Fábio Junqueira.

Ele acrescenta que, em novembro do ano passado, a Câmara já havia aprovado projeto semelhante para instalação de sistemas de energia solar em outras escolas. O objetivo da secretaria de educação do município é beneficiar 20 Centros Municipais de Ensino com a instalação do sistema de energia solar, com a implementação de 11 usinas no município para atender em média 70% a 80% do custo da energia que todas as escolas municipais.

O secretário de Educação, Gilmar Utzig, afirmou que o município é o primeiro de Mato Grosso a implantar o sistema de energia solar nas escolas municipais. “O investimento total previsto é de R$ 5,3 milhões”, conclui.

Durante esse momento de crise provocada pela pandemia de covid-19, a tecnologia solar fotovoltaica é uma grande aliada por trazer economia direta ao bolso dos brasileiros, aliviando o orçamento das empresas e dos governos e protegendo-os contra os aumentos das tarifas no País.

Um sistema fotovoltaico bem dimensionado pode reduzir os gastos com eletricidade dos consumidores em até 95%. Com essa economia gerada, o usuário pode destinar os recursos para outras necessidades essenciais, como alimentação, saúde e educação. No caso do setor público, o valor pode ser destinado para melhorias na educação.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas