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27.07.20
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Nova versão webApp do BD-Motor visa proporcionar maior economia para a indústria
Fonte: Procel Info - 27.07.2020
Rio de Janeiro – O BD-Motor, sistema computacional desenvolvido pelo Cepel para o diagnóstico do carregamento, estimativa do rendimento e avaliação de investimentos em eficiência energética em motores de indução trifásicos está ainda mais robusto. Sua nova versão, desenvolvida em parceria com o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras), conta com uma arquitetura web, banco de dados ampliado e atualizado, além de melhores ferramentas de análises técnicas e econômicas, que possibilitam avaliações mais precisas e mais expeditas para os usuários do software. Tudo para facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores em campo, proporcionar maior economia à indústria e contribuir para o processo de descarbonização e otimização de recursos no setor elétrico.

O tema foi apresentado, no último dia 16, no webinar “Eficiência Energética em Motores Elétricos: Sistema BD-Motor para análises e projetos de eficiência energética em instalações com motores elétricos de indução trifásicos”, promovido pelo Capítulo IAS (Industrial Applications Society) do ramo estudantil do IEEE na UERJ e pelo Cepel. Mediado por Felipe Piancó, presidente dos capítulos técnicos estudantis IEEE PES & IAS UERJ, o evento contou com a participação dos pesquisadores do Centro Aroldo Borba, André Tomaz de Carvalho e Monique Benevenuto e do professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UERJ Carlos Aparecido Ferreira, que fez uma breve introdução sobre a importância de motores de indução trifásicos e a eficiência energética em sistemas motrizes. O professor aproveitou a oportunidade para agradecer ao Cepel pela parceria na difusão de conhecimento à comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. Para assistir ao webinar, que teve um pico de audiência simultânea de mais de 200 pessoas, clique aqui.

De acordo com Carlos Aparecido Ferreira, em cumprimento à Portaria Interministerial de 2017, desde o ano passado, só é possível comercializar no Brasil motores elétricos na categoria de rendimento Premium ou superior, e somente três laboratórios no país realizam ensaios para a concessão da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia. Entre eles, o Laboratório de Ensaio de Eficiência em Máquinas Elétricas e em Transformadores do Cepel.

Os motores de indução trifásicos e o BD-Motor

Os motores de indução trifásicos são os mais usados na indústria, representando 46% do consumo de energia elétrica do setor industrial mundial. Cerca de 95% do custo de operação do motor ao longo de sua vida útil, em média 15 anos, refere-se ao consumo. Neste contexto, vários estudos da Agência Internacional de Energia (AIE) apontam a importância do investimento na eficiência de motores, e uma ferramenta como o BD-Motor, para avaliação de alternativas, é bastante útil para que o consumidor tenha ideia do retorno que vai obter ao investir em eficiência energética.

A primeira versão do BD-Motor data de 2006, tendo sofrido pequena atualização em 2008. Em 2018, o Cepel firmou um acordo de cooperação com o Cenpes/Petrobras visando modernizá-lo. “Inicialmente, o objetivo era atualizar o banco de dados e melhorar a linguagem de interface. Após análise conjunta, identificamos novos requisitos que resultaram na completa reengenharia do sistema”, afirmou o pesquisador Aroldo Borba, gerente do projeto.

A nova plataforma do BD-Motor foi desenvolvida em arquitetura web, com base em software de código aberto, trazendo como principais benefícios a redução da necessidade de espaço em disco para armazenamento da instalação, atualização automática e acesso independente da plataforma de hardware e software, flexibilizando a utilização do aplicativo. “A nova versão do BD-Motor foi construída usando o framework de outra solução tecnológica do Cepel, o Sistema de Monitoramento Orientado a Ativos SOMA, que agrega tecnologias da Indústria 4.0 à gestão de ativos”, explicou o pesquisador André Tomaz, gerente do SOMA e coordenador da atualização do BD-Motor.

André apresentou as novas funcionalidades do sistema, capaz de fazer avaliações do carregamento de motores em operação a partir de medições não invasivas, e de avaliar o retorno de investimentos em eficiência energética na substituição dos motores existentes por equipamentos com maior rendimento. Entre as funcionalidades elencadas estão o controle de acesso, com protocolo seguro de internet, e o compartilhamento de motores e análises entre grupos de usuários de uma mesma empresa, em fase de implementação.

Outra funcionalidade destacada foi o conceito de Aplicativo Offline First, ainda em desenvolvimento. O sistema faz um download de todo o banco de dados e de todas as ferramentas computacionais de análise para o browser, podendo operar localmente sem conexão com a internet. No momento em que o usuário se conecta novamente, o sistema faz a sincronização com o banco de dados, tendo, a seu dispor, as análises, cálculos e cadastros utilizados. “Esta funcionalidade é muito útil, pois frequentemente no local onde os motores estão instalados não há acesso disponível à rede por wi-fi”, assinalou André Tomaz.

O BD-Motor possibilita ao usuário realizar, em um ambiente totalmente neutro, buscas e comparações entre motores de diferentes fabricantes. Permite, também, avaliar se um motor está corretamente dimensionado para sua carga mecânica. Neste aspecto, possibilita a identificação de quais motores com características semelhantes, no universo de motores cadastrados no sistema, atenderiam a mesma carga com melhor rendimento.

Esta nova versão do BD-Motor possibilita, ainda, uma completa análise econômica das alternativas mais eficientes identificadas pelo aplicativo para a substituição do motor analisado, permitindo ao usuário identificar, entre elas, qual apresenta o melhor retorno financeiro do investimento no projeto de eficientização desse motor. Para tanto, a análise baseia-se em uma série de fatores como preço do motor, preço da energia, regime de operação do motor em horas/mês; horizonte de análise e taxa de emissão de CO2 do sistema elétrico. Para todos os orçamentos com Valor Presente Líquido (VPL) positivo, o BD-Motor apresenta um relatório detalhado, com os indicadores econômicos e valores de fluxo de caixa antes e pós-amortização do investimento.

Na avaliação de novos projetos, o BD-Motor calcula o custo total do ciclo de vida do motor, considerando-se o custo de investimento e os custos de operação dentro de um certo horizonte.

André Tomaz também ressaltou que está em estudo a possibilidade de utilização do BD-Motor para o monitoramento do rendimento de motores em tempo real. “O sistema está aberto a este tipo de expansão”, acrescentou.

A apresentação do BD-Motor foi complementada por uma demonstração online, realizada pela pesquisadora Monique Benevenuto, uma das desenvolvedoras do sistema. A pesquisadora apresentou todo o sistema, mostrando as funcionalidades baseadas em um estudo de caso sobre viabilidade de substituição de um motor real instalado na unidade Fundão do Cepel.

Ao final, os pesquisadores responderam a várias perguntas dos participantes e divulgaram, em primeira mão, o endereço do BD-Motor à comunidade acadêmica: https://bdmotor.cepel.br. O link para acesso à nova versão do sistema também está disponível no Portal Procel Info.

*Com informações do Cepel
  
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