pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.08.19
|
RGE substitui mais de 5 mil lâmpadas em 11 escolas de São Leopoldo
Fonte: Procel Info - 20.08.2019
Rio Grande do Sul – A RGE acaba de finalizar as ações do Programa de Eficiência Energética (PEE) em escolas públicas de São Leopoldo (RS), no bairro Feitoria. A distribuidora do Grupo CPFL instalou 5.537 lâmpadas de LED em 11 instituições de ensino municipais. O investimento da concessionária foi de R$ 459,7 mil.

Segundo a coordenadora de Projetos de Eficiência Energética da RGE, Leticia Rech, os novos equipamentos permitirão uma economia de 362,28 MWh/ano e uma redução de 23,33 kW na demanda de ponta. Ela salienta que as lâmpadas de LED, além de serem até 80% mais econômicas que as antigas, duram cerca de três vezes mais horas e iluminam os ambientes de maneira mais eficiente. As medidas acarretarão em uma economia de aproximadamente R$ 191,3 mil ao ano para as escolas.

As substituições de lâmpadas ocorreram nas escolas de Educação Infantil Waldir Artur Schmidt, Dr. Carlos de Souza Moraes, nas instituições de Ensino Fundamental Dilza Flores, Arthur Ostermann,Emílio Meyer, Doutor João Daniel Hillebrand, Haydée Rostirolla, Olimpio Albrecht e nas escolas de Ensino Médio CAIC Madezzatti, Visconde de São Leopoldo e Comunidade Kaingang Por Fi.

Além da economia de energia em comparação com as soluções de iluminação tradicionais, as lâmpadas de LED requerem o mínimo de manutenção devido à vida útil extremamente longa. Também, a vida útil é muito superior as suas equivalentes incandescentes ou fluorescentes. Para completar, possuem a garantia de um desempenho de iluminação excelente e confiável devido a mais moderna tecnologia empregada.

As lâmpadas com tecnologia LED tem uma vida longa de pelo menos 20 mil horas e exigem menos manutenção. “Neste caso de São Leopoldo, estamos falando de locais com alta circulação de alunos e funcionários. Sem dúvida é um acréscimo significativo na qualidade da iluminação destes locais e, claro, uma diminuição nos gastos com energia”, destaca a coordenadora de Projetos de Eficiência Leticia Rech.

Outros projetos

A RGE também executa, de maneira contínua, a substituição de lâmpadas em residências de clientes enquadrados na Tarifa Social ou que residam em áreas consideradas de vulnerabilidade social pelo poder público. A substituição gradativa das lâmpadas menos eficientes por LED é um hábito importante para as famílias. Se a cada mês uma lâmpada for trocada, em pouco tempo a iluminação da casa ou mesmo do comércio estará mais eficiente e, ainda, com redução na tarifa.

*Com informações da RGE
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas