pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

05.03.20
|
Complexo de órgãos públicos recebe energia solar em Araguaína
Fonte: T1 Notícias - 05.03.2020

Tocantins – Quatro prédios da Prefeitura de Araguaína pagarão menos na conta de energia, a partir deste mês. A Escola Joaquim Carlos Sabino dos Santos, a Creche Elizabeth Alves Carvalho, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS III) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Lago Azul estão recebendo melhorias do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa.

A economia com a instalação das placas solares é de 30%, com troca inclusive de eletrodomésticos e luminárias. De acordo com o diretor da escola, Cláudio Morais, as conversas com a empresa iniciaram em 2018.

“Eles fizeram uma visita para atividade com os alunos e comentaram que tínhamos estrutura para receber o programa, e a gente foi atrás da parceira”, explicou o diretor. Por conta da proximidade e elevado consumo de energia, a demanda acabou se estendendo aos outros prédios.

A escola teve todas as lâmpadas fluorescentes trocadas para LED, dois freezers e uma geladeira alterados para equipamentos com menor consumo, além da instalação do sistema que gera energia solar. “Foram trocadas as luminárias das 27 salas, sendo cinco da administração; mais dos dois laboratórios, que são de Ciência e Informática; também dos corredores, refeitório e ginásio de esportes”, detalhou Morais sobre a modernização.

Energia limpa e renovável

A energia solar é gerada de maneira limpa e renovável, não impactando em nada o meio ambiente. As placas de captação de luz e o capacitor de energia já estão instalados e operando na escola. A creche do setor também recebeu um sistema com a mesma função e deve iniciar o funcionamento ainda neste mês. Já a UBS e o CRAS não terão geração fotovoltaica, mas sim as melhorias dos equipamentos eletrodomésticos.

Dando exemplo

As instituições beneficiadas pelo PEE (Programa de Eficiência Energética) não têm custos, todo o investimento em compra de equipamentos e mão de obra, na casa dos R$ 300 mil, é realizado pela empresa Energisa.

“Programas como este sensibilizam nossos clientes para o uso racional de energia elétrica. Além de combatermos o desperdício que resultará na redução do consumo de energia elétrica”, destacou Domingos Pinto Costa Júnior, analista de Eficiência Energética da empresa.

A Energisa Tocantins, por meio do Programa de Eficiência Energética, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), aplica anualmente um percentual da receita líquida operacional para o desenvolvimento de projetos que busquem promover o uso eficiente da energia elétrica em todos os setores da economia.

A ideia é incentivar o surgimento de novas tecnologias, assim como repensar práticas e costumes com foco no uso racional da energia elétrica.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas