pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

03.09.19
|
Iluminação em LED de Itá gera economia de até 60% na conta de luz
Fonte: Roberto Lorenzon - 30.08.2019
Santa Catarina – O município de Itá entrou na segunda fase do projeto para se tornar a primeira cidade catarinense com iluminação pública 100% LED. A troca das lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio por uma tecnologia mais moderna garantirá economia de até 60% na conta de luz da cidade, além de reduzir os custos de manutenção a longo prazo.

“As prefeituras estão preocupadas em modernizar o sistema, melhorar a qualidade da iluminação e também economizar. A tecnologia LED tem todos estes benefícios”, completa Gilberto Vieira Filho, presidente da Quantum Engenharia, empresa que executa os projetos.

Na primeira etapa, 696 luminárias foram substituídas – esse número é equivalente a 60% da cidade. Agora, até o fim de 2019, o mesmo ocorrerá com mais 553 lâmpadas. De acordo com a prefeitura, o processo é financiado pelo Programa de Eficiência Energética da Celesc e pelo município.

Resultados alcançados

De acordo com a Quantum Engenharia, a nova iluminação pública de Itá gera uma redução no consumo de energia de 57%. Por ano, isso corresponde a 295 MWh de energia economizada e a quase R$ 200 mil de recursos economizados.

“A economia anual alcançada equivale ao consumo de 120 residências durante todo o ano, isso significa o mesmo que evitar 40 toneladas de CO2 na atmosfera ou ao plantio de 240 árvores”, diz os dados da empresa.

Preocupação com os custos e a sustentabilidade

A cidade catarinense segue uma tendência. A redução de custos e a preocupação com sustentabilidade têm gerado mudanças na iluminação pública no Brasil. De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), desde o ano 2000, mais de 2,78 milhões de pontos de iluminação pública, em aproximadamente 1,3 mil municípios do país, foram substituídos por modelos mais eficientes. O uso de uma tecnologia mais moderna, como o LED, ampliou o aproveitamento de áreas de lazer, tornou ruas e tráfego mais seguros e valorizou monumentos e prédios públicos em diferentes cidades do Brasil.

A tecnologia LED supera em até três vezes a vida útil das lâmpadas de descarga convencionais. Além disso, proporciona substancial aumento do conforto e percepção visual sem poluir o meio ambiente, pois não possui mercúrio na composição.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas