pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

13.09.18
|
UFMA recebe mais de 30 medidores para redução do consumo de energia
Fonte: Procel Info - 12.09.2018
Maranhão - A Universidade Federal do Maranhão recebeu, nesta segunda, 10, mais de 30 medidores de energia da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), que serão instalados nos Centros de Ensino. A ação faz parte do Programa UFMA Sustentável, que tem por meta a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização para um consumo de energia mais eficiente e consciente.

Segundo a reitora Nair Portela, a ação resultará na redução do custo com a Cemar, e o Programa no eixo de Eficiência Energética garantirá a diminuição do consumo de energia elétrica em todos os campi da Universidade.

“A instalação dos 39 medidores facilitará a avaliação do nosso consumo energético; logo, teremos condições de quantificar os gastos junto com a companhia, uma vez que os valores ultrapassam um milhão de reais na conta de energia por mês. Com a eficiência da ação, poderemos investir em outras ações extremamente necessárias, carentes de atenção e aporte financeiro”, frisou.

Segundo o prefeito de campus, Deivid Porto, os medidores serão instalados na próxima semana. “O sistema atual realiza apenas uma única avaliação, indicando o consumo final da UFMA, sem apontar o consumo de cada prédio. Após a instalação dos medidores energéticos, poderemos realizar um diagnóstico sobre o consumo de cada unidade de ensino, planejando ações específicas para os diretores de centro economizarem na conta de energia”, ressaltou.

A instalação dos medidores, em conjunto com a substituição de lâmpadas convencionais por modelos LED, proporcionará, de acordo com o vice-reitor, Fernando Carvalho, a redução de, no mínimo, 30% no pagamento da conta de energia da UFMA. “Após a execução das atividades, prevemos uma redução significativa do consumo de energia, a partir da qual poderemos aplicar os recursos remanescentes no ensino, na pesquisa, extensão e inovação”, ressaltou.

O consultor de Atendimento Corporativo da Cemar, Jorgemiro Junior, frisou que o capital intelectual da universidade foi fundamental para o sucesso do projeto.

“Junto com os professores da UFMA, Wener Teixeira e Flávio Pires, tivemos a ideia de verificar o consumo de cada unidade da UFMA, para podermos descobrir quais pontos do campus consomem mais energia e em quais horários, para, assim, planejar ações efetivas na racionalização elétrica. A Cemar abraçou o projeto e contatou fabricantes de medidores para fornecer equipamentos gratuitos. Já a universidade ofereceu capital intelectual, pelo qual foram desenvolvidos softwares que oportunizam a captação dos dados por meio de aplicativos”, explicou.

* Com informações da Universidade Federal do Maranhão
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas