pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

12.03.19
|
Minas Gerais tem um grande potencial de geração de energia a partir de biomassa, segundo especialistas
Fonte: Portal Biomassa BR - 12.03.2019
Minas Gerais – A região de Minas Gerais vem descobrindo um alto potencial na geração de energia renovável a partir de biomassa. Especialistas da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) desenvolveram um Atlas de Biomassa do estado nos últimos anos destacando o potencial energético de resíduos presente na região.

Através de uma diversificação das fontes, a eficiência energética e também a sustentabilidade, o Atlas serve como prospecção de oportunidades que envolve energia através de biomassa, além de identificar as áreas com mais probabilidades de projetos energéticos e também de desenvolvimento de negócios e pesquisas sobre a inclusão da biomassa na matriz energética brasileira.

De acordo com Luciano Reis, um dos desenvolvedores do Atlas, o mapeamento realizado modificou a metodologia do Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO), o que proporcionou o desenvolvimento de equações mais específicas para cada tipo de biomassa e para o cálculo do seu potencial para geração de energia elétrica.

Segundo o atlas, as principais fontes de biomassa energéticas encontradas em Minas podem ser agrupadas em categorias como: resíduos agrícolas, resíduos florestais, cultivos energéticos e resíduos sólidos urbanos. Entre os biomas encontrados, estão os resíduos das plantações de café, cana de açúcar, eucalipto, macaúba, mamona, milho, pinhão-manso, pinus e também soja.

Já em relação às fontes de biomassa que apresentaram maior potencial energético no estado, de acordo com o estudo, foram os efluentes líquidos bovinos com 917MW, o bagaço da cana de açúcar com 688 MW e também o milho com 452 MW. As cidades de Uberaba, Uberlândia e Paracatu foram as que apresentaram maior potencial energético por município; a capital do estado, Belo Horizonte, apresentou 48MW, o que, pelos especialistas, é resultado da conversão do metano em energia realizada pela cidade.

O atlas pode ser acessado e baixado no site da Cemig para os interessados em analisar o conteúdo completo.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas