pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

19.09.19
|
RGE leva eficiência energética para aldeia indígena
Fonte: Procel Info - 19.09.2019
Rio Grande do Sul – Nos últimos meses, a RGE executou uma série de ações de eficiência energética e meio ambiente na Aldeia Indígena Yaká Ju, localizada no interior do Distrito de Buriti, no município de Santo Ângelo.

A distribuidora do Grupo CPFL substituiu 60 lâmpadas antigas por novas, com tecnologia LED, em todas as residências e áreas comuns da aldeia. Também foram instaladas 5 medições de energia e 3 aquecedores solares para a água do banho. As medidas acarretarão em uma economia de aproximadamente R$ 2,2 mil ao ano nas contas de energia elétrica, além de segurança e qualidade no fornecimento de energia para os moradores.

“As lâmpadas com tecnologia LED têm uma vida longa de pelo menos 20 mil horas e exigem menos manutenção. Sem dúvida é um acréscimo significativo na qualidade da iluminação e, claro, uma diminuição nos gastos com energia”, destaca o coordenador de Projetos de Eficiência Energética Odair Deters.

Os aquecedores solares irão contribuir para a redução do consumo de energia dos chuveiros elétricos, no banheiro comunitário. Esses equipamentos utilizam calor do sol para esquentar um fluido que passa por tubos, chamados de serpentinas. Cabe ao fluido absorver calor e, circulando dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, ajudar no aquecimento da água para o banho. Esta água aquecida será, então, direcionada para o chuveiro da residência. Durante o banho, haverá uma redução no consumo de energia elétrica em função deste pré-aquecimento da água.

Os novos equipamentos permitirão uma economia de 3,57 MWh por ano e uma redução de 1,07 kW na demanda de ponta. A partir das regularizações o morador passa a ter uma conta de luz em seu nome, um dos comprovantes de residência mais respeitados.

O custo da doação e instalação das lâmpadas, aquecedores solares, medidores, postes, ramal de ligação e outros componentes é todo por conta do Programa de Eficiência Energética da RGE. A concessionária também é responsável pelo recolhimento dos equipamentos antigos e faz o descarte adequado.

Meio Ambiente

A área de meio ambiente da RGE plantou 300 mudas de árvores frutíferas na aldeia para produção de pêssego, ameixa, manga, bergamota, laranja, pitanga, cereja, guabiju, guabiroba, abacate e caqui. As novas árvores foram plantadas em pleno acordo e harmonia com a rede elétrica, ou seja, poderão crescer sem prejudicar as redes elétricas da região.

*Com informações da RGE
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas