pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.12.19
|
Ufal vai transformar luz solar em energia elétrica com miniusina
Fonte: Por G1 - 24.12.2019
Alagoas – Luz solar vai ser transformada em energia elétrica na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) nos próximos anos. A reitoria da Ufal, Valéria Correia, em reunião com a Equatorial Energia de Alagoas, nesta terça-feira (24), definiu que o cronograma da obra vai ser apresentado em janeiro de 2020.

A energia solar produzida na Ufal vai gerar energia elétrica para o Campus Maceió, local em que a estação energética estará instalada. A geração de energia na Ufal vai permitir que a universidade reduza gastos com energia elétrica.

O projeto da Ufal foi aprovado em um edital de Eficiência Energética e Minigeração em Instituições Públicas de Educação Superior da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), garantindo o investimento de R$ 2 milhões da Aneel para eficiência energética.

“Essa foi uma ótima notícia para a comemoração natalina da comunidade universitária. No próximo dia 9 de janeiro, às 10h, a direção da Equatorial virá ao Campus A. C. Simões para apresentar todo o planejamento da instalação da miniusina, com os prazos, e vamos visitar o local onde a obra será construída, representando uma importante economia em energia elétrica para a Universidade”, disse a reitora da Ufal.

A miniusina solar fotovoltaica da Ufal vai ser construída ao lado do Fórum Universitário, logo na entrada do Campus A.C.Simões. O espaço também vai servir para o desenvolvimento de estudos científicos para pesquisadores e alunos da graduação e da pós-graduação na área de cogeração solar fotovoltaica. Um dos cursos beneficiados com o projeto é de Engenharia de Energias Renováveis, que faz parte do Centro de Ciências Agrárias (Ceca).

O projeto de pesquisa da miniusina está orçado em R$ 1,16 milhão e a equipe é liderada pelo professor Márcio André Araújo Cavalcante, coordenador do curso de Engenharia de Energias Renováveis e pesquisador do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV) da Ufal.

O projeto envolve mais seis pesquisadores, entre doutores e mestres, dois alunos de mestrado e sete alunos de graduação de três cursos de engenharia e suas respectivas unidades acadêmicas: Engenharia Civil, do Centro de Tecnologia (Ctec); Engenharia da Computação, do Instituto de Computação (IC) e Engenharia de Energias Renováveis, do Centro de Ciências Agrárias (Ceca).

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas