pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.08.20
|
Novo medidor de energia da Elsys permite monitoramento simultâneo do consumo e geração de sistemas fotovoltaicos
Fonte: Portal Solar - 18.08.2020
Divulgação
São Paulo - A Elsys lançou o medidor de energia EMW-3, voltado para aplicações em geradores fotovoltaicos, programas de eficiência energética, automação residencial, indústria 4.0 e telemetria de geradores, motores e bombas. De acordo com a empresa, o equipamento tem como público-alvo clientes que queiram implementar sistemas de eficiência energética, com foco na redução do consumo.

Em entrevista ao Portal Solar, o gerente da linha de Telefonia e Internet da Elsys, Eduardo Tolezani, explicou que pesquisas apontaram que clientes buscavam uma solução que monitorasse o consumo de energia e as instalações elétricas, identificando perdas e impactos por meio de relatórios.

“Alguns dos nossos parceiros buscavam por uma solução que alertasse sobre a iminência de panes, que evitam um impacto nas operações. Buscamos por soluções já existentes, mas não encontramos nenhuma que tivesse as características que consideramos essenciais: simplicidade na instalação e no uso, precisão, confiabilidade e preço acessível”, disse Tolezani.

“Sendo assim, a área de engenharia da Elsys desenvolveu um dispositivo que, através de uma plataforma na nuvem, permite ao usuário acompanhar de qualquer lugar no mundo, com o nível de detalhe que desejar, informações relevantes sobre seu consumo ou geração de energia elétrica. A solução trouxe um resultado excelente tanto em termos de funcionalidades, diferenciais e confiabilidade”, afirmou o gerente.

O medidor EMW-3 pode ser instalado em sistemas com uma, duas ou três fases de 70 a 260 V com ou sem neutro. A medida de corrente é bidirecional e é obtida de forma não invasiva através de transformadores de corrente de 0 a 100 amperes. O dispositivo conecta-se à nuvem via Wi-fi e é compatível com o protocolo MQTT, além de oferecer a possibilidade de acesso aos dados via API. O equipamento ainda oferece a possibilidade de configurar alertas via SMS, e-mail, telefone e outros.

Tolezani conta que a utilização do medidor em sistemas fotovoltaicos permite o monitoramento simultâneo e detalhado tanto do consumo quanto da energia gerada. “Dessa forma, é possível acompanhar em tempo real o saldo da energia gerada em relação à energia consumida, permitindo ao cliente comparar os relatórios disponibilizados pela concessionária com as medidas feitas pelo equipamento.”

“O detalhamento do perfil de consumo e geração são ferramentas essenciais para ações tanto do lado do consumo quanto do sistema gerador no sentido de obter o melhor resultado em termos de eficiência energética”, acrescentou o gerente.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas