pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.02.20
|
Fortaleza terá estações de metrô abastecidas por energia solar
Fonte: Portal Solar - 17.02.2020
Divulgação
Ceará - Pelo menos quatro estações de metrô de Fortaleza serão alimentadas por placas solares para geração de energia elétrica. A ordem de serviço para aquisição, montagem e instalação de placas fotovoltaicas foi assinado no dia 6 de fevereiro. O investimento será de R$ 1,6 milhão, com recursos do Tesouro Estadual e da Caixa Econômica Federal a partir do projeto executado pelo Consórcio Solar-For.

O sistema será instalado na linha azul do metrô, nas estações Juscelino Kubitschek (JK) e Padre Cícero. Serão instaladas 650 placas solares na estação JK e outras 325 na estação Padre Cícero. A expectativa é de que a quantidade de energia solar produzida nas duas estações venha suprir a demanda elétrica de pelo menos quatro estações da Linha Sul.

O prazo da execução do projeto é de pelo menos um ano, seis meses para instalação e mais seis meses para a operação assistida, funcionando como fase de testes em que serão feitos os ajustes necessários.

A ideia é que a energia excedente produzida pelas placas solares das estações seja transferida para a rede de distribuição da Capital. Na sequência, esse excedente é revertido para o Metrô em forma de crédito em produção elétrica. Assim, a empresa poderá obter compensações nas contas de energia, representando uma economia na operação.

Segundo o presidente do Metrofor, Fernando Oliveira, a iniciativa deverá ser ampliada. “Já pensamos em outros locais para implantação das placas solares e estamos analisando não só outras estações, mas também espaços como o Centro de Manutenções Vila das Flores e o edifício-sede da empresa, no Centro”, afirma.

Fortaleza está investindo forte em energia solar. No final de 2019, a Câmara de Fortaleza aprovou o projeto de lei para empresa privada gerir energia solar de escolas e unidades de saúde.

O projeto de lei prevê Parceria Público Privada (PPP) para “implantação, gestão, operação e manutenção da geração de energia solar” nas escolas e unidades de saúde pública do estado. A ideia é utilizar energia limpa, contribuindo para a questão ambiental e direcionando melhor a capacidade de investimento da Prefeitura.

Com essa concessão, a prefeitura pretende economizar 10% do custo atual de energia elétrica. O valor da economia com o sistema em escolas e unidades de saúde pode chegar a R$ 2,8 milhões, sem contar que a administração pública não terá mais os custos de manutenção da rede elétrica.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas