pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

19.06.20
|
AIE propõe plano de recuperação sustentável de US$ 1 trilhão aos governos
Fonte: Energia Hoje - 18.06.2020
França – A Agência Internacional de Energia (AIE) divulgou nesta quinta-feira (18/06) um plano de recuperação sustentável para que os governos estimulem o crescimento econômico, criem empregos e reduzam emissões de carbono, além de tornar os sistemas de energia mais limpos e resilientes. Para isso, é necessário um investimento global anual de cerca de US$ 1 trilhão nos próximos três anos, o que equivale a cerca de 0,7% do PIB mundial.

Em relatório realizado em cooperação com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a AIE afirmou que o plano pode impulsionar o crescimento econômico global em uma média de 1,1 ponto percentual por ano.

O plano de recuperação sustentável é baseado em avaliações de mais de 30 medidas específicas de política energética e abrange seis setores-chave: eletricidade, transporte, indústria, edifícios, combustíveis e novas tecnologias de baixo carbono.

O investimento global em energia deve cair 20% neste ano, de acordo com projeção da agência. No ano passado, o setor empregava cerca de 40 milhões de pessoas em todo o mundo. Estima-se que 3 milhões desses empregos foram perdidos ou estão em risco devido aos impactos da pandemia de covid-19.

A iniciativa proposta pela AIE salvaria ou criaria cerca de 9 milhões de empregos por ano, além de reduzir as emissões anuais globais de gases de efeito estufa relacionadas à energia em um total de 4,5 bilhões de toneladas até a conclusão do plano.

A maior parte dos milhões de novos empregos criados por meio do plano de recuperação sustentável seria na reforma de prédios para melhorar a eficiência energética e no setor elétrico, principalmente em redes e fontes renováveis.

Eletricidade

A AIE disse ainda que o investimento na melhoria das redes de eletricidade, na modernização das instalações hidrelétricas, no prolongamento da vida útil das usinas nucleares e no aumento da eficiência energética melhoraria a segurança elétrica, diminuindo o risco de interrupções, aumentando a flexibilidade, reduzindo as perdas e ajudando a integrar uma parcela maior de energias renováveis variáveis, como eólica e solar.

Como resultado da adoção do plano, as redes de eletricidade teriam um aumento de 40% nos gastos de capital após anos de investimento em declínio. Isso as colocaria em uma base mais forte para resistir a desastres naturais, intempéries e outras ameaças em potencial.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas