pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

01.04.20
|
Cemig prevê queda de pelo menos 9% no consumo de energia no estado em abril
Fonte: O Tempo Online - 31.03.2020
Minas Gerais - O consumo de energia elétrica em Minas, que pouco oscilou nos três primeiros meses do ano, deve experimentar uma queda substancial em abril. A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) trabalha com uma estimativa de redução de pelo menos 9% no consumo em abril em comparação com o mês de março, em função da redução da atividade industrial por conta do coronavírus. A empresa estima um gasto de 5.740 MW (megawatts) no quarto mês do ano ante 6.153 MW do anterior.

O consumo estimado de março é semelhante ao de janeiro, de 6.182 MW. Mas já é menor do que o do mês de fevereiro, quando houve um salto para 6.308 MW.

Os dados consolidados serão divulgados em abril, quando serão apresentados os resultados da empresa no primeiro trimestre deste ano. Somente assim, será possível conhecer quais setores foram os mais afetados com a paralização das atividades por causa da Covid-19 e, consequentemente, tiveram uma maior queda do consumo.

Para todo o Brasil, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê um recuo de 0,9% em 2020, em comparação com o ano anterior. A projeção foi feita juntamente com a estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

A previsão anterior era de crescimento de 4,2%. "Em decorrência da adoção de quarentenas em diversas regiões do país, a atividade econômica teve recuo significativo. A projeção do Produto Interno Bruto (PIB) foi revista para zero, o que influencia diretamente no consumo de energia, afirmaram em nota, no dia 27 deste mês. Em números, significa que a previsão de 70.825 MW médios recuou para 67.249 MW médios.

As informações sobre um provável aumento do consumo residencial em Minas também serão divulgadas em abril. A Cemig orienta que algumas dicas simples de uso racional da energia podem trazer economia e aliviar o valor da conta nos próximos meses.

De acordo com Ronaldo Lucas Queiroz, gerente de Eficiência Energética da Cemig, o chuveiro merece atenção especial, pois é o equipamento que mais consome energia. "A recomendação para economizar energia com o chuveiro é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição 'verão', o que reduz a potência em 30%, que faz uma grande diferença na hora de receber a conta de energia”, explica o gerente da Cemig.

Segundo ele, a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, em virtude do "abre e fecha" ao longo do dia. "É muito importante lembrar que alimentos ainda quentes não devem ser armazenados no eletrodoméstico, pois isso sobrecarrega o aparelho e, consequentemente, aumenta o consumo", adverte.

Em abril, a bandeira tarifária permanecerá verde, informou na sexta-feira (31) a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por conta da boa capacidade dos reservatórios, o que descarta o uso de termoelétricas.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas