pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

26.02.20
|
Prédio histórico do Rio Grande do Norte ganha nova iluminação
Fonte: Procel Info - 26.02.2020
Divulgação
Rio Grande do Norte - Já está em funcionamento a nova iluminação cultural do Memorial Câmara Cascudo, no centro histórico de Natal, no Rio Grande do Norte. A iniciativa, resultado de uma parceria entre o Instituto Neoenergia com a Fundação José Augusto, faz parte de um programa de valorização do patrimônio histórico, artístico e cultural de construções históricas localizadas nos estados de atuação da Neoenergia.

A nova iluminação do Memorial é composta por 53 refletores que utilizam lâmpadas de LED para iluminar a estátua de Câmara Cascudo e a fachada do prédio histórico. O sistema é todo automatizado e, por meio de sensores, as lâmpadas são acesas e apagadas de acordo com a iluminação natural na região.

A estimativa é que esse novo sistema de iluminação gere, com o uso de lâmpadas LED e sensores automáticos, uma economia de 65% no consumo de energia do edifício, comparado ao tradicional (que utiliza as chamadas lâmpadas de descarga e é acionado manualmente).

De acordo com Renata Chagas, diretora do Instituto Neoenergia, a escolha do Memorial Câmara Cascudo foi feita em conjunto com a Fundação José Augusto e se deu pela importância nacional do folclorista potiguar e pela relevância arquitetônica do prédio onde ele está localizado. “Será uma contribuição significativa que daremos à cultura potiguar e que poderá representar um novo momento para a valorização do centro histórico de Natal", avalia Renata.

Dentro do mesmo programa do Instituto Neoenergia, também já foram iluminadas outras construções históricas no país, como o Forte das Cinco Pontas, no Recife, em Pernambuco; a Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá, em São Paulo; e a Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália, na Bahia.

SOBRE O EDIFÍCIO

​Construído em 1857 para abrigar a Thesouraria da Fazenda Real durante o Império, o prédio de estilo neoclássico já sediou a Delegacia Fiscal (1952-1955), e o Quartel General do Exército (1955-1977). Desde 1987, abriga o Memorial Câmara Cascudo, com o objetivo de preservar e divulgar a obra do maior folclorista brasileiro. No local está instalada a biblioteca particular de Luis da Câmara Cascudo, com cerca de 10 mil volumes.

* Com informações do Grupo Neoenergia
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas