pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.11.19
|
Escolas municipais de Nova Hartz com lâmpadas LEDs mais eficientes
Fonte: Jornal Repercussão - 19.11.2019
Rio Grande do Sul – A RGE, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), finalizou a substituição de 1.291 lâmpadas comuns por versões de LED em oito escolas municipais e um posto de saúde de Nova Hartz. As ações terminaram no último mês e tiveram investimento de R$ 24,2 mil por parte da distribuidora.

A expectativa é que os novos sistemas de iluminação dos prédios possibilitem uma economia de 78,68 MWh/ano e uma redução na demanda de ponta de 4,77 kW. Isso impacta em uma diminuição na conta de energia elétrica de aproximadamente R$ 28,1 mil ao ano. As substituições de lâmpadas ocorreram no Posto Central e nas escolas Bernardo Lemke, Maria Almeida Paz, Primavera, Leonel Brizola, José Schmidt, Ursinhos Carinhosos, Imigrante e Dois de Dezembro.

De acordo com o coordenador do Programa de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, as lâmpadas de LED são até 80% mais econômicas do que as antigas e duram cerca de três vezes mais. “As lâmpadas de LED têm vida útil de cerca de 25 mil horas, ou seja, duram mais de dois anos se ficarem ligadas de maneira ininterrupta”, destaca Deters.

Neste caso de Nova Hartz, os locais têm alta circulação de pessoas. “Sem dúvida é um acréscimo significativo na qualidade da iluminação destes locais e, claro, uma diminuição nos gastos com energia”, complementa.

O custo da doação e instalação das lâmpadas é por conta do Programa de Eficiência Energética da RGE, que também deu o encaminhamento correto às lâmpadas descartadas, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Secretária avalia projeto

Para a secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Nova Hartz, Veronice Zandoná, a parceria é vital: “Essa parceria com a RGE tem rendido bons frutos para a educação de Nova Hartz, agora, foi a troca de lâmpadas em algumas escolas, por terem sido substituídas por lâmpadas de LED, que geram economia, além de haver uma maior qualidade na iluminação”, avalia a gestora.

O Secretário de Administração e chefe de Gabinete da Prefeitura de Nova Hartz, Leonel Schaefer, avaliou como positiva a proposta. “Essa parceria com a RGE é muito válida, porque além da iluminação ser melhor, a substituição dessas lâmpadas por LED garantirá mais durabilidade, eficiência e proporcionará uma economia entre 40 e 50%”, destaca Leonel.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas