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28.09.20
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Neoenergia divulga empresa brasileira vencedora de programa mundial
Fonte: Procel Info - 28.09.2020
Rio de Janeiro – A Concert Technologies, uma empresa brasileira, foi a ganhadora do ‘Start-up Challenge: Detecção de iluminação pública e cabeamento’, programa internacional do grupo Iberdrola – controladora da Neoenergia – que contou com quase 50 propostas vindas de 17 países em 4 continentes. O programa busca incentivar soluções inovadoras de forma a melhorar a eficiência dos serviços do setor, ao mesmo tempo que investe em tendências tecnológicas e promove parcerias transformadoras. Com o resultado, o vencedor do desafio irá desenvolver um projeto-piloto para detectar e validar de forma autônoma os pontos de iluminação pública e cabeamento não registrados na base de dados da companhia. Para isso, a Neoenergia irá financiar todo o processo, além do apoio técnico para testar a solução nas instalações das redes de distribuição das concessionárias.

“O objetivo é atualizar a base de dados dos pontos de iluminação pública e cabeamento de forma periódica e rápida, para tornar mais eficiente a manutenção da infraestrutura, além de reduzir as perdas de energia na rede. Isso é importante, pois, em alguns casos, são instalados novos pontos de iluminação que não estão registrados nas bases de dados de manutenção, além de ocorrerem inconsistências em relação aos já instalados, como quantidade e tipo de lâmpadas, e até mesmo luminárias que permanecem ligadas fora do horário padrão”, relata o diretor de Serviços ao Cliente da Neoenergia, Luiz Flávio Xavier de Sá. De acordo com o plano da Iberdrola, a iluminação pública representa cerca de 15% da energia cujas perdas podem ser reduzidas no Brasil.

A tecnologia também apresenta soluções para casos de uso mútuo, ou seja, aquelas situações em que a estrutura da rede de energia é compartilhada com cabos de telefonia e TV por assinatura. Com a inspeção visual, será possível localizar a presença de uso mútuo que não existe na base de dados ou que está acima do registrado. O sistema também possibilitará a visualização de árvores que podem potencialmente tocar a fiação, situação que ocasiona danos ao fornecimento de energia.

Para o superintendente de Inovação e Sustentabilidade da Neoenergia, Francisco Carvalho, esse é um importante movimento da companhia. “Estamos em constante aproximação com start-ups e empresas de base tecnológica que possam trazer soluções aos negócios da Neoenergia. O projeto-piloto faz parte da estratégia de experimentação, facilitando a incorporação e validação de novas tecnologias de forma ágil”.

A proposta vencedora

A solução da Concert consiste em uma plataforma chamada Imagery, desenvolvida de modo a transformar digitalmente as atividades de inspeção visual da rede de distribuição e linhas de transmissão de energia elétrica. Para que isso aconteça, a empresa utiliza tecnologias de sensoriamento remoto. No caso da Neoenergia, serão adotadas duas soluções: uma câmera 360° e um sensor laser LiDAR, ambos acoplados a um veículo que fará a inspeção em campo. “Enquanto a câmera registra as imagens como as captadas pelo olho humano, o sensor faz o mapeamento por nuvens de pontos, tecnologia que garante uma maior precisão no processamento dos dados. Com isso, iremos comparar os dois formatos e identificar qual é o mais eficiente”, explica o líder de vendas da Concert, Felipe Sant’Anna. Inicialmente, o projeto-piloto será aplicado em duas cidades pernambucanas – Paulista e Moreno – com previsão de conclusão em seis meses.

Após a coleta realizada em campo, é feito o processamento digital das imagens. Para isso, são aplicados algoritmos de inteligência artificial que identificam os objetos e os classificam, extraindo informações como a potência e tipo da lâmpada, assim como os pontos de uso mútuo, indicando quantidade e empresas proprietárias. Uma vez que os objetos de interesse estejam classificados, é aplicado um algoritmo de intersecção fotogramétrica para determinação da localização. Na última etapa do processo de análise automática das imagens, os objetos identificados e classificados são confrontados com a base de dados da companhia, permitindo uma rápida identificação de inconsistências cadastrais. “Para nós, é muito importante participar da iniciativa de uma empresa global, o que vai aumentar a visibilidade da solução. Temos uma expectativa muito grande pelos resultados, pois ela está em consonância com o alinhamento estratégico da empresa”, conclui Felipe.

*Com informações da Neoenergia
  
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