pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

14.11.17
|
RGE e RGE Sul abrem chamada pública para projetos de eficiência energética
Fonte: Procel Info - 14.11.2017
Caxias do Sul, 13 de novembro de 2017 – As distribuidoras RGE e RGE Sul, concessionárias do Grupo CPFL Energia, responsáveis pela fornecimento de energia em 373 municípios gaúchos, lançaram o edital da Chamada Pública para a seleção de projetos de Eficiência Energética. As iniciativas, que serão implementadas em 2018, deverão colocar em prática novas formas de uso consciente de energia, promovendo a eficiência e o combate ao desperdício. O aporte financeiro das duas concessionárias será de R$ 18 milhões e contemplará projetos de clientes residenciais, industriais, comerciais, rurais, do poder público, serviço público e iluminação pública. A iniciativa faz parte do escopo de projetos do Programa de Eficiência Energética (PEE) das concessionárias e segue critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O edital da chamada pública com o regramento para os financiamento foi divulgado em 1º de novembro e os candidatos têm prazo até 1º de dezembro para o envio das propostas e documentação. Com o final do prazo para o recebimento das propostas, todos os projetos cadastrados farão parte de um ranking, conforme parâmetros dos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE/ANEEL). Os projetos selecionados serão conhecidos em 21 de janeiro, por meio dos sites da RGE e RGE Sul. Os editais para cada uma das concessionárias constam no seguinte endereço eletrônico: https://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/chamada-publica/Paginas/chamada-publica.aspx

Qualquer cliente da área de concessão de cada uma das concessionárias pode participar, individualmente ou de maneira coletiva, apresentando, por exemplo, um projeto de eficiência energética para o condomínio onde mora. O importante é observar as normas estabelecidas pela Aneel e respeitar os prazos e encaminhar toda documentação exigida no edital.

Os investimentos fazem parte do Programa de Eficiência Energética da Rio Grande Energia, que existente há 16 anos e é elaborado de acordo com as regulamentações do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica. O PEE tem como objetivo combater o desperdício de energia elétrica, a partir de ações como a substituição de equipamentos ineficientes, a doação de lâmpadas, a adequação da entrada de energia de consumidores irregulares, além de diversos outros atos.

Sobre a RGE

A Rio Grande Energia (RGE) é a distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Originada do modelo de concessão pública para distribuição de energia elétrica em 21 de outubro de 1997, a empresa atende 255 municípios gaúchos, o que representa 54% do total de municípios do Estado.

A área de cobertura da RGE divide-se em duas grandes regionais: a Centro, com sede em Passo Fundo, e a Leste, com sede em Caxias do Sul. São 90.718 km² - 34% do território do Estado. Agrupadas, essas regiões apresentam um dos melhores índices sociais e econômicos do Brasil e também são as responsáveis pelo maior polo agrícola, pecuário, industrial e turístico do estado.

A RGE se orienta pela Gestão de Qualidade Total para atingir, cada vez mais, altos níveis de eficiência para seus consumidores sendo parceira dos municípios gaúchos no desenvolvimento econômico do RS dentro de sua área de concessão. Desde 2006 a RGE passou a fazer parte integralmente do grupo CPFL Energia, o maior grupo privado do setor elétrico brasileiro.

Sobre a RGE Sul

A Rio Grande Energia (RGE) Sul é uma das distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no Rio Grande do Sul e tem atuação na Região Metropolitana e Centro-Oeste.

A concessionária atende a 1,3 milhão de clientes em 118 municípios gaúchos, tem 100 mil km² de área de abrangência e 65 mil Kms de rede de distribuição. A base de suas operações fica em São Leopoldo.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 104 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior companhia de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14,3% de participação, a CPFL Energia é líder no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,1 milhões de clientes em 679 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 14,1% na venda para consumidores finais. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas, a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar.

Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis, maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 3.258 MW, no final do primeiro trimestre de 2017.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa e ADR Nível III na NYSE, além de participar do Índice Dow Jones Sustainability Index EmergingMarkets. Pelo 12º. ano consecutivo, as ações da companhia integram a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

*Com informações de RGE
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas