pixel
 
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

10.10.17
|
Corporações apontam gestão de energia como solução rápida e eficaz em ações de eficiência energética
Fonte: Procel Info - 10.10.2017
Gestão de energia é tema frequente em eventos do setor elétrico pelo país e nas publicações segmentadas, principalmente porque une dois assuntos em voga: sustentabilidade e economia. Em tempos de crises e de ações mundiais em prol da saúde do planeta, ter um sistema que monitore consumo e aponte soluções ideais, se mostra essencial em qualquer projeto corporativo de eficiência energética e redução de custos.

O Brasil; que está entre os 5 primeiros no ranking mundial de construções sustentáveis e é o país que mais utiliza biomassa na produção de energia, sendo 16% do uso global no setor; ainda não conseguiu uma boa posição no quesito Eficiência Energética. Em junho deste ano, o Conselho Americano para Economia Eficiente de Energia (ACEEE, em inglês) classificou o Brasil como penúltimo colocado, numa lista de 23 grandes economias do mundo. O primeiro lugar ficou para a Alemanha.

No entanto, ainda que o país não tenha alcançado um desempenho expressivo neste quesito, grandes e médios consumidores de energia, há muitos anos, já buscam soluções variadas para gestão de energia e aumento de eficiência energética. Pelo baixo custo, facilidade de implementação e rápido retorno que gera, os sistemas de monitoramento e controle de energia via internet, vêm sendo adotados por inúmeras corporações para a redução de gasto com energia.

"É possível consumir energia de forma consciente e reduzida, se souber exatamente como se gasta. É através do acompanhamento do consumo que podemos realizar uma análise eficiente, identificarmos oportunidades e desvios, e assim traçarmos ações para termos o uso correto desta energia", explica o gerente comercial da ACS Automação, empresa especializada no ramo desde 1985, Alexander Dabkiewicz.

Case Santander

A rede possui mais de 2 mil pontos de consumo e o resultado da ação de eficiência energética adotada resultou numa economia superior a 80 milhões kWh. Um dos projetos de gerenciamento de energia implantado no Banco Santander foi a implantação sistema ACS, Follow Energy. Henrique Bissochi, responsável pelos setores de Engenharia e Infraestrutura do Santander, conta que, inicialmente, o Follow Energy foi instalado em todos os seus consumidores de Média Tensão, o que, segundo ele, ajudou inicialmente na revisão dos contratos, com a eliminação de todos os desperdícios com multas e altas demandas, proporcionando uma redução de 8% nessas contas. O próximo passo foi fazer um up-grade no sistema, incluindo a automação do ar-condicionado. Com esta ação, a redução de consumo chegou a 15% do total das agências. "Agora, estamos aproveitando todos os dados de consumo que o sistema disponibiliza para traçar ‘alertas’ de consumos fora da curva. Isso também proporcionará uma gestão on-time de possíveis ofensores que estejam com consumo indevido", diz o gerente de engenharia do Santander.

Case Bloomin Brands

Edinaldo Martins de Castro é Gerente de Utilities da Bloomin Brand International, empresa responsável pelos restaurantes Outback e Abraccio no Brasil. De acordo com ele, para que um projeto de eficiência energética gere resultados é preciso comprometimento, conscientização, foco e determinação de todos os envolvidos e um acompanhamento constante de um facilitador do projeto; além de um bom sistema de gestão de energia, como o escolhido por ele para a Bloomin, o Follow Energy.

"A escolha deste sistema se deu justamente devido à diversificação e variedade de relatórios, gráficos, controles e análises possíveis de cada um e todos os restaurantes. Também foi possível realizar a separação em grupos de acordo com o tipo/modelo de consumo, possibilitando uma comparação, gerenciamento e gestão de Utilidades (Energia Elétrica, Água e Gás) precisa das nossas unidades", disse Edinaldo Martins.

Case C&A

Já a experiência com gestão de energia do gerente de engenharia da C&A no Brasil, Alexandre Medeiros, aconteceu em um momento em que a empresa já possuía um grande programa de eficiência energética operando.

"Mesmo assim, ganhamos muito em agilidade com ferramentas como a programação remota via web/celular, relatórios consolidados e as dashboards personalizáveis. Elas são muito úteis no dia-a-dia do time de engenharia e manutenção. Outra ferramenta importante são os alarmes personalizados que nos permitem monitorar quando uma unidade está consumindo energia acima do previsto e tomar ações corretivas rapidamente", declara o engenheiro.

A C&A utiliza os sistemas ACS desde 2004 e passou a adotar o Follow Energy logo que foi lançado, em 2015.

*Com informações de ACS
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas