pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

05.11.19
|
Para CEO da Verizon, 4ª revolução industrial só será possível com o 5G
Fonte: Computerworld - 05.11.2019

Portugal - O automóvel está para o transporte por cavalos assim como a tecnologia 5G está para o mundo atual. A comparação de Ronan Dunne, CEO da norte-americana Verizon, em alusão a dois momentos da história só tem uma ressalva que se refere a tempo e espaço: a transformação digital em curso vai nos levar dos padrões atuais para a quarta revolução industrial muito mais rapidamente do que qualquer ruptura tecnológica já vista pela humanidade.

Durante o painel “Are you ready for 5G?”, no palco central do Web Summit 2019, em Lisboa, Dunne apresentou na manhã desta terça-feira os motivos pelos quais a quinta geração de internet móvel é o que vai viabilizar uma completa ruptura na vida das pessoas nos próximos anos. “Não é apenas mais um G. É algo revolucionário”, enfatizou o executivo.

O avanço da Internet das Coisas, robótica, automóveis autônomos, realidade aumentada, inteligência artificial e “tudo que já se conhece hoje em dia”, garantiu Dunne, só será possível com o 5G.

Ele afirmou que velocidade e capacidade de conexão de dispositivos móveis entre si serão multiplicadas por 10 ou mais com a nova tecnologia. As novas redes suportam um milhão de dispositivos conectados em um quilômetro quadrado. “Esse será um grande salto para consolidar a Internet das Coisas, porque estamos falando agora de conexão entre pessoas e aparelhos e principalmente entre aparelhos e aparelhos, e não mais de ligar pessoas”.

A redução da latência – tempo de transmissão entre um ponto e outro da rede - representa outro fator determinante, chegando a níveis abaixo de 10 milisegundos (ms), enquanto no 4G, latências abaixo de 30ms podem ser consideradas ótima performance.

Mas o CEO da Verizon foi ainda mais enfático sobre a revolução que já começou quando citou a eficiência energética da tecnologia 5G: “o consumo é de apenas 10% na comparação com o 4G. Isso é uma verdadeira ruptura e o nosso compromisso com a sustentabilidade em todo o planeta. Vai melhorar a eficiência energética em toda a cadeia de fornecimento de tecnologia”.

Dunne destacou a preocupação da companhia com as aceleradas mudanças climáticas e, em um discurso voltado para a responsabilidade social ao final da apresentação, aproveitou para conclamar o público a participar e divulgar o Global Goal Live 2020, um evento com a participação de multinacionais com o propósito de extinguir a pobreza.

A Verizon é a maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos, tem mais de 200 milhões de clientes no mundo e já disponibiliza tecnologia 5G ao mercado. Empresas brasileiras já testam desde o mês passado a tecnologia 5G em espaços públicos.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas