pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

09.01.20
|
EDP patrocina instalação de 60 postes de energia solar no ES
Fonte: Energia Hoje - 08.01.2020
Espírito Santo - A comunidade de Nova Jabaeté, em Vila Velha (ES), recebeu em dezembro 60 postes de energia solar. A ação, realizada pelo Instituto EDP, em parceria com a organização social Litro de Luz, beneficia 1.200 pessoas da localidade.

A instalação da solução de iluminação pública, idealizada pelo projeto que atua levando luz elétrica a comunidades de baixa renda e não cobertas pela rede convencional de energia, foi feita por cerca de 50 voluntários da EDP, do projeto Litro de Luz e moradores da região. Trata-se de um cano de PVC, uma bateria que armazena a energia captada durante o dia e uma lâmpada LED.

A alternativa será utilizada enquanto a comunidade não recebe a rede de distribuição de energia, com postes padrão para as casas, entre outras medidas técnicas para um serviço seguro e com a devida qualidade. O loteamento não possui esse aparato porque não era considerado regular pelos órgãos públicos. Esse cenário mudou apenas no final de 2018, quando a comunidade foi reconhecida como área de interesse social.

A eletrificação traz diversos benefícios para os moradores de Nova Jabaeté, como mais segurança para andar à noite, aumento do potencial de comércio e atividades de lazer noturnas.

“No Instituto EDP, acompanhamos de perto como esse tipo de ação envolve e melhora a vida das pessoas e da comunidade”, afirma João Brito Martins, diretor da distribuidora no Espírito Santo.

Idealizada nas Filipinas, em 2011, a organização social Litro de Luz (em inglês, Liter of Light) surgiu inspirada por solução que o mecânico brasileiro Alfredo Moser criou em 2002 para solucionar a falta de luz dentro de casa, composta por garrafas pet abastecidas com água e alvejante, que equivaleriam a uma lâmpada de 60 watts.

“Além de iluminar as localidades, o projeto busca empoderar os moradores participantes, incentivando a participação de todos como agentes de transformação da própria comunidade”, explica a presidente da entidade, Laís Higashi.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas