pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

28.10.19
|
Aegea quer reduzir custos de energia com GD, ACL e eficiência
Fonte: Energia Hoje - 22.10.2019
Rio de Janeiro - Com um planejamento que envolve migração para o mercado livre, geração distribuída, monitoramento e eficientização energética, a Aegea Saneamento, grupo privado com a concessão dos serviços de água e esgoto de 49 cidades do país, pretende até 2021 reduzir em 25% seus custos com energia, frente aos resultados de 2018.

Em todas as suas operações, que englobam grandes cidades como Manaus (AM), Campo Grande (MS) e Teresina (PI), além de várias médias e pequenas e a concessionária Prolagos, da região dos Lagos (RJ), a empresa consome aproximadamente 500 GWh/ano de energia.

Em geração distribuída, o projeto é composto por oito miniusinas fotovoltaicas, que totalizarão a capacidade instalada de 13 MWp, em oito diferentes estados. A energia gerada será compensada no faturamento de unidades consumidoras de baixa tensão de 18 unidades de negócios da Aegea. Segundo o gerente de projetos, processos, inovação e tecnologia da Aegea, Marco Aurélio Pereira da Silva, as miniusinas entrarão em operação no segundo semestre de 2020 e trarão um resultado de R$ 9 milhões por ano em custos com energia.

Paralelamente, a companhia tem estudado a aplicação de minicentrais hidrelétricas e implantou projeto piloto de aproveitamento hidráulico através da substituição de válvulas redutoras de pressão utilizadas nas adutoras e tubulações de distribuição por miniturbina.

Em migração para o mercado livre, o planejamento é até 2021 ter 75% de todo seu consumo de energia contratado no ACL, o que corresponderá a aproximadamente 45 MWm.

A Aegea conta com coordenação totalmente voltada para gestão de energia e eficiência energética, atuando na gestão de custeio, planejamento energético/orçamentário e gestão de eficiência.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas