pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

03.08.20
|
Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos lança novos produtos do seu Programa Educativo Cultural
Fonte: Procel Info - 30.07.2020
Rio de Janeiro - A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) trouxe imensos desafios para alunos e professores. Mas, se com as escolas fechadas alguns obstáculos no acesso à educação pareciam incontornáveis, soluções criativas e o uso da tecnologia vieram ajudar mestres e estudantes nessa jornada. Mesmo fechado, o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos, localizado no município de Rio Claro-RJ, decidiu contribuir com a missão de manter o ensino a distância e reinventou seu Programa Educativo Cultural, 'virtualizando' o seu conteúdo.

Pensando nisso, em agosto, o Parque lançará dois novos produtos digitais educativos: 'Tour Educativo Virtual', explorando em um vídeo de 20 minutos o trajeto percorrido e as informações compartilhadas durante as visitas escolares presenciais, e a 'Visita Mediada a Distância' que cumpre o mesmo percurso, mas de maneira coletiva e interativa, usando a plataforma de videoconferência Zoom para conectar os mediadores a várias turmas de alunos. Nos dois produtos, a energia elétrica é a estrela.

“O distanciamento social transferiu a sala de aula para dentro das casas e dá para imaginar o quão difícil tem sido essa adaptação dos professores à nova realidade. Pensando nisso, o programa educativo presencial passou para o computador ou celular, oferecendo conteúdos relevantes em formatos atrativos, de forma a auxiliar o trabalho desses educadores", diz Thaís Zambzickis Pinho, responsável pelo projeto na Light, empresa proprietária do espaço e patrocinadora, ao lado do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As novas iniciativas somam-se ao 'Pílulas de Conhecimento', que, desde maio, distribui conteúdo audiovisual sobre o Parque, organizado em 16 episódios, via plataforma de aprendizagem Google Classroom. O produto foi desenvolvido para ser trabalhado de forma multidisciplinar, abrangendo um leque de conhecimentos e matérias e conta com a participação de alunos de três escolas da região: Colégios Estaduais Fagundes Varela e Rotary, em Rio Claro e Volta Redonda, respectivamente, e o Ciep 493, em Barra Mansa.

A primeira instituição a firmar parceria foi o Colégio Estadual Fagundes Varela, que já contabiliza a participação de 24 turmas, com um total de 568 alunos e seis professores. O Rotary e o Ciep 493 agora seguem pelo mesmo caminho, com duas turmas, 43 alunos e um professor, e dez turmas, 130 alunos e oito professores, respectivamente.

A lista de produtos digitais educativos do Parque é composta ainda pelas Oficinas Online, Jogos Online, disponíveis em: http://saojoaomarcos.com.br/produtos-digitais-educativos, e Arqueologia Digital, com estreia em setembro de 2020.

Sobre o Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos

Inaugurado em 2011, o Parque é um espaço educativo e cultural da Light mantido com o patrocínio da empresa, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e recursos do Programa de Eficiência Energética da Aneel.

Em sua versão presencial, os alunos do Programa Educativo Cultural visitam as Salas de Energia Criativa, com maquetes que ensinam e divertem ao mesmo tempo. São três maquetes que esclarecem, de maneira lúdica, sobre as energias hidrelétrica, eólica e motora. Para demonstrar como funciona a energia motora, por exemplo, temos uma bicicleta que gera energia a partir das pedaladas do usuário. Dependendo do esforço dá para acender três tipos de lâmpada, com diferentes níveis de consumo de energia: LED, fluorescente e incandescente. O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos também possui uma ‘Casa Inteligente’, maquete em forma de casa de bonecas que calcula quanto de energia cada eletrodoméstico consome. Já as miniaturas de turbinas eólicas ajudam os guias do Parque a explicar como é possível gerar energia a partir da força e da constância dos ventos.

Em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19) o Parque está fechado e todas as atividades presenciais estão suspensas por tempo indeterminado.

*Com informações do Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas