pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

21.09.20
|
Consórcio doa luminárias de alumínio antigas para cooperativa de recicladores em Ribeirão das Neves
Fonte: Procel Info - 21.09.2020
Minas Gerais – O sistema de iluminação pública de Ribeirão das Neves (MG) está sendo transformado pelo programa Ilumina Neves, com a troca das antigas lâmpadas de vapor de sódio pela tecnologia LED. Além de promover a redução do consumo de energia do município, o processo também vai beneficiar 21 famílias de baixa renda. Isso porque, desde agosto, as antigas luminárias de alumínio passaram a ser doadas à Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (COOMARRIN). Por mês, estão sendo trocadas cerca de 1.200 luminárias, representando 2,5 toneladas em material para reciclagem.

“Além da destinação correta do material que pode ser reciclado, também nos preocupamos com o bem-estar dos envolvidos, por isso doamos kits de EPIs, contendo luva, óculos e capacete para que a associação possa iniciar o beneficiamento do material de forma mais segura”, explica o gerente do Consórcio IP Minas, Jolimar Costalonga Grancer, responsável pelo trabalho de modernização da iluminação da cidade.

A cooperativa foi criada em 2005 e agrega 21 grupos familiares, que encontram na reciclagem sua única fonte de renda. Conforme a presidente Maria Lucy Mendes, durante a pandemia apenas quatro famílias estão trabalhando, pois falta material.

Agora a cooperativa passa a receber, de forma sistemática, a doação dos materiais com potencial de reciclagem. “O principal insumo é o alumínio, que compõe a estrutura das luminárias antigas que estão sendo retiradas durante as obras de ampliação e modernização do Parque de Iluminação Pública de Ribeirão das Neves”, explica Jolimar Grancer. Essa ação ocorrerá durante a vigência do contrato da IP Minas para a prestação de serviços na cidade, que é de 30 anos.

Consórcio já fez 10.000 manutenções em sete meses

O Consórcio IP Minas, que é formado pelas empresas Quantum Engenharia e Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano está realizando, há sete meses, serviços de manutenção e modernização do sistema de iluminação pública de Ribeirão das Neves. Nesse período, já foram feitas mais de 10.000 manutenções, transformando o visual de vários bairros com emissão de luz branca e consequente maior segurança para andar à noite. Ainda, 2.150 luminárias passaram por modernização e contam com tecnologia de telegestão, colocando o município no rol das “cidades inteligentes”.

Já foram trocadas lâmpadas nos bairros Savassi, Santa Martinha, Girassol e Veneza, além da Avenida Eduardo Brandão, que está iluminada em toda sua extensão. Esses locais receberam tecnologia LED, que emite luz branca, garantindo melhor percepção visual e proporcionando maior segurança. Além de resultar na redução de cerca de 50% no consumo de energia, gerando economia ao município, e sem elementos poluentes.

*Com informações do Consórcio IP Minas
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas