pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

25.11.19
|
Câmara de Apucarana assina contrato para instalação de sistema de energia solar
Fonte: Procel Info - 25.11.2019
Paraná – Em busca de economia e eficiência energética aliada aos fatores ambientais mais benéficos, a Câmara Municipal de Apucarana irá instalar no prédio sede do Legislativo, painéis para captação da energia solar – sistema fotovoltaico conectado à rede. O contrato que garantirá os serviços, no valor de R$ 110 mil, foi assinado na tarde desta sexta-feira (22/11), pelo presidente da Casa Luciano Molina e por Marcel Alex Kihara, sócio proprietário da Empresa Bravo Energia Ltda., vencedora do processo licitatório.

Com o contrato assinado, a empresa Bravo Energia está autorizada a iniciar as obras. O próximo passo será a publicação do extrato no diário oficial do município. A partir daí, a empresa tem 30 (trinta) dias para concluir a instalação dos painéis.

“Estamos dando mais um importante passo na gestão frente ao Legislativo. Com a implantação do sistema de energia solar, conforme já detalhamos ao realizar o processo licitatório, vamos atender a atual demanda de sustentabilidade energética, teremos energia limpa, sustentável, renovável, com baixo impacto ambiental, que não produz ruído nem emissões que possam prejudicar o meio ambiente, e isso vem ao encontro do que propomos no nosso ambiente de trabalho”, disse o presidente.

A utilização de energia solar trará economia aos cofres públicos em médio prazo, tendo em vista que o investimento financeiro se pagará em aproximadamente quatro anos e o sistema possui durabilidade média de 25 anos, com baixa necessidade de manutenção. A Câmara irá economizar cerca de R$ 40 mil por ano, enquanto mantém um sistema seguro e autossuficiente, com energia de alta qualidade e elevada fiabilidade.

Instalação

Todo o processo de instalação da energia solar está sendo acompanhado pela Comissão de Licitação da Câmara Municipal de Apucarana. Com o processo administrativo concluído, as obras serão iniciadas. A empresa irá instalar, no telhado do prédio do Legislativo, cerca de 100 painéis com potência de, no mínimo, 335 W.

*Com informações da Câmara Municipal de Apucarana
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas