pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

06.03.15
|
Procel proporciona economia estimada em 10,5 milhões de MWh
Fonte: Portal Brasil - 06.03.2015
Brasil - O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) respondeu em 2014 por uma economia de energia estimada em 10,5 milhões de megawatts-hora (MWh), ou o equivalente a 2% de todo o consumo do Brasil. A informação foi divulgada pelo presidente da Eletrobras, José da Costa, empresa que coordenou o programa de economia energética.

Em 2014, o programa evitou também a emissão de 1,42 milhão de toneladas de gás carbônico (tCO2) equivalentes. Entre as ações do programa está o Selo Procel, que indica ao consumidor os produtos que apresentam os mais altos níveis de eficiência energética.

José da Costa informou que a Eletrobras está estruturando atividades de prestação de serviços de eficiência energética, visando aproveitar oportunidades de negócio dentro e fora do País: “A eficiência energética está em nosso DNA”, definiu.

O executivo disse que a Eletrobras, como holding, coordena o Comitê Integrado de Eficiência Energética do Sistema Eletrobras, que, entre outras ações, introduziu o critério de eficiência energética nas compras de transformadores para as distribuidoras do sistema, além de começar a implantar a ISO 50.001, norma dedicada à gestão do uso eficiente de energia elétrica, nas empresas Eletrobras Chesf, Eletronuclear, Eletronorte e Itaipu.

“Apenas na holding, as ações da Comissão Interna de Conservação de Energia reduziram o consumo em mais de 5% desde 2013, a partir de ações de conscientização de empregados e de redução de desperdícios em iluminação e condicionamento de ar.”

Edificações

Na quarta-feira (4), a Eletrobras, o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS) e a Embaixada Britânica apresentaram os resultados do projeto “Desempenho Energético Operacional em Edificações e Medidores Inteligentes”. O projeto teve por objetivo desenvolver conhecimento nas áreas de medição e verificação em edifícios em uso, investigando os potenciais impactos de medidores inteligentes e da etiquetagem energética e propondo a aplicação dessas ferramentas em edifícios corporativos.

Segundo a Superintendente de Eficiência Energética da Eletrobras, Renata Falcão, os resultados obtidos pelos estudos permitem que sejam dados passos importantes para aferir a economia real obtida pelo consumidor ao seguir os preceitos de uma edificação energeticamente eficiente. “A ideia é que, através da utilização de medidores inteligentes, o proprietário do imóvel preserve o seu conforto, ao mesmo tempo em que consome energia de forma eficiente”, disse a Superintendente.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas