pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

01.11.19
|
Saneago vai economizar 6 GWh/ano com novos motores
Fonte: Energia Hoje - 30.10.2019

Goiás - A companhia estadual de saneamento de Goiás, a Saneago, vai economizar 6 GWh por ano com a troca de 15 conjuntos de motorização para as bombas elétricas de quatro estações elevatórias de água de Goiânia. Segundo os cálculos dos fornecedores dos sistemas, cujas obras de instalação foram finalizadas neste mês, a economia se traduzirá em cerca de R$ 3,4 milhões por ano.

A empresa responsável pelo projeto de modernização foi a esco Vitalux, de São Paulo. A ABB forneceu 15 motores elétricos com potências de 20 CV a 400 CV, além de inversores de frequência para controle de velocidade e otimização do consumo, e sensores inteligentes para gerar os dados operacionais. A integração e instalação do projeto foi realizada pela BEU Engenharia.

Com os inversores e o sistema digital de controle, a Saneago abandonou antigos motores com sistema de partida direta por outros de alto desempenho e eficiência com inversores, modelo ACQ 580, com software específico para o segmento de água. “Isso faz os motores não operarem mais com o máximo de energia nos momentos em que a demanda é baixa, já que o sistema controla a velocidade, corrente e a energia de fato consumida no momento da operação”, diz o gerente da ABB, Ricardo Nezi.

A tecnologia de sensores inteligentes empregada faz parte de solução da ABB que monitora inversores de frequência, motores, bombas e rolamentos, permitindo aos clientes a conexão com seus ativos e visualização das variáveis operacionais e indicadores de desempenho por meio de portal online.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas