pixel
pixel
pixel
cadastro | dúvidas | fale conosco | links | mapa do site  
pixel
pixel
Busca:
pixel
pixel
pixel
pixel

Áreas Temáticas

Resultados do Procel

Selo Procel Edificações

Pesquisa de Posse e Hábitos

Potencial de EE para Indústria

Eficiência nas escolas

Aquecimento solar de água

Dicas
  Você está em: Procel Info »  Notícias e Reportagens »  Notícias
Notícias
voltar

07.01.20
|
Aeroporto de Salvador terá usina solar a partir de fevereiro
Fonte: Canal Energia - 06.01.2020
Bahia - O Salvador Bahia Airport está instalando uma usina solar na cabeceira da pista do aeroporto. A iniciativa é pioneira, e o aeroporto da capital baiana, administrado pela Vinci Airports, vai ser o primeiro do país a contar com um ativo dessa natureza. Sua entrada em operação está prevista para a segunda quinzena de fevereiro. A previsão da concessionária é de diminuir em 30% a pegada de carbono do aeroporto, o que equivale a 690 toneladas ao ano.

A usina está localizada em uma área de 30 mil m² e contará com 4.215 KWp de potência instalada. A produção anual de energia deve girar em torno de 6.300.000 kWh, enquanto a mensal deve ficar em 550.000 kWh. A previsão de investimentos é de R$ 16 milhões e após entrar em pleno funcionamento, vai suprir mais de 30% do consumo atual do terminal de passageiros – isso equivale ao necessário para abastecer 3.800 casas populares.

O Coordenador de Instalações do Aeroporto, Frederico Mascarenhas, explica que os painéis solares instalados contam com uma tecnologia que reduz a reflexão, o que evita qualquer tipo de interferência com as aeronaves, e são capazes também de suportar fortes ventos.

Segundo o comunicado da empresa, a utilização de energia solar no Salvador Bahia Airport integra o seu compromisso com a sustentabilidade, alinhado à Air Pact, estratégia ambiental global da rede Vinci Airports, e representa uma oportunidade de economia no consumo de energia elétrica do terminal. Outros aeroportos do grupo como o Nuevo Pudahuel, em Santiago no Chile, já realizam a captação de energia solar e aplicam no dia a dia das suas operações. A construção da usina solar também atende a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Milênio, agenda global da Organização das Nações Unidas para um mundo melhor do ano de 2030. A meta se refere à ampliação do acesso a energias limpas e sustentáveis.

Esta notícia não é de autoria do Procel Info, sendo assim, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original, exceto no caso de notícias que tenham necessidade de transcrição ou tradução, visto que se trata de uma versão resumida pelo Procel Info. Para acessar a notícia em seu veículo original, clique aqui.
  
Veja aqui a lista completa
Imagem para contabilização de acessos a páginas
Envie a um amigo
Imprimir
pixel
Imagem para contabilização de acessos a páginas